LER É REALMENTE VIAJAR?

O SEU DIÁRIO NA OBRA DE PILAR EM MACHU PICCHU!!!


A leitura, quando qualitativa e proveitosa nos faz viajar por um mundo realmente diferente do que vivemos. Ela nos mostra uma outra visão daquilo que achávamos ser tão superficial. Percorrendo a linha ténue entre a vida da personagem e a vida do próprio autor da obra (ambas distintas ou não uma da outra). O livro Diário de Pilar em Machu Picchu, escrito por Flávia Lins e Silva, é uma dessas obras. Ilustrado por Joana Penna, narra as aventuras vividas por Pilar junto a seu gato Samba e seu melhor amigo Breno. A autora tem mais cinco livros que contam as aventuras dessa personagem.

São eles: Diário de Pilar na Grécia, Diário de Pilar na Amazônia, Diário de Pilar no Egito, Diário de Pilar na África, todos publicados pela Zahar. Flávia Lins e Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1971, formou-se em jornalismo pela PUC-RJ, fez pós-graduação em literatura infanto-juvenil pela UAB, de Barcelona e mestrado em literatura infantil pela Roehampton University, de Londres. Sua formação faculta as informações de cunho jornalístico apresentadas no livro Diário de Pilar em Machu Picchu, pois a narrativa é intermeada de dados sobre a cultura peruana, referenciadas em ilustrações, fotografias, mapas, glossários e textos explicativos. A personagem Pilar conta sua viagem e, como não poderia deixar de ser, apresenta o foco narrativo em 1ª pessoa ao escrever um diário, mas a presença de diversos gêneros textuais como os já citados evidencia o olhar do autor que fotografa.

Em parceira com Joanna Pena, responsável pelas ilustrações, a autora mostra de forma lúdica o cotidiano inca dizimado pelos espanhóis por volta do Século XVI; traz os costumes e ritos da Cidade Sagrada, Machu Picchu, bem como apresenta características ainda existentes da cultura peruana, como o uso de produtos alimentícios, a exemplo de choclos e quinoa, que os personagens experimentam em sua aventura. Muitas outras palavras do idioma quéchua também são apresentadas às crianças durante a narrativa, mostrando uma obra que mistura ficção e dados da realidade.

Pilar conta com uma rede mágica que teletransporta pessoas para fazer suas viagens. Em Diário de Pilar em Machu Picchu Pilar percebe que seu gato desapareceu usando a rede, então ela e seu amigo Breno embarcam atrás do gatinho em uma viagem mágica. Chegam a uma região próxima de Machu Picchu, onde fazem amizade com a jovem Yma e o “domador de insetos” Tunki. A partir daí vivem muitas aventuras.

Na parte inicial da viagem encontram o Sacerdote Supremo que, seguindo as tradições incas, decide levar o gato de Pilar e Yma para servirem ao deus Sol e ao imperador, condenando-os a uma vida de exclusão. Mas Breno, Tunki e Pilar tentam resgatar os dois, envolvendo-se em confusões perigosas, como fugir de um puma carregando Cori, uma lhama bebê, nas costas. No caminho, eles se deparam com mais personagens corajosos e redescobrem os significados de companheirismo, amizade e amor. É um livro rico em informações e de narrativa fluida e envolvente.

Vale lembrar que as aventuras não precisam ser perigosas para que sejam uma aventura. Elas tomam esse título porque o acontecimento foge à sua rotina e se torna algo emocionante a ponto de marcar sua vida para sempre. Qual aventura em sua vida você jamais esquecerá?

COMO VOCÊ JÁ LEU BOA PARTE DESSA MAGNÍFICA OBRA, QUE TAL DEIXAR NOS COMENTÁRIOS UMA AVENTURA QUE VOCÊ JÁ VIVEU NA VIDA? AS POSTAGENS SERÃO RECEBIDAS ATÉ O DIA 3 DE JULHO DE 2020.

Comentários

  1. Bruno Sales Noleto de Oliveira
    8 ano "A"
    Em Janeiro eu fui na festa do pijama do meu amigo, nós passamos a tarde brincando, comendo e assistindo, mas quando anoiteceu, nós decidimos brincar de cobra cega e o irmão do meu amigo se escondeu de atrás da cama e eu em cima, mas o pega estava quase tocando em mim, então eu fiquei indo pra trás até que eu pisei na cara do irmão do meu amigo e caí encima dele.

    ResponderExcluir
  2. Murilo Lins Kern 8°ano A
    Um dia Murilinho com sua mãe e sua tia queriam em um lugar para comer só que eles não sabiam onde ir então como Murilinho é uma pessoa incrível ele falou:'' vamo lá na pastelaria'' ai a mãe do Murilinho falou ''podi pá'' (mentira é que eu n lembro oque ela disse) ai ela falou para tia do Murilinho pra gente ir lá na pastelaria do judas (não estou sendo patrocinado então não vou divulgar >:( ai minha tia falou pra mãe do Murilinho a beleza,fomo lá né di boa aí agente chega lá né ai a primeira coisa que eu percebo é a lindeza do lugar eu pensei; catapimbas os pasteis devem ser ó TOPI,mas o preço tambem vai ser de matar (literalmente) ai agente entrou lá foi escolher oque agente queria ai o Murilinho faz uma péssima escolha de escolher um pastel de banana e canela ''agora eu fui pensar isso deve ter dado uma dor de barriga'' beleza até ai tranquilo minha Tia e minha mãe escolherão o sabor que elas iam querer né de boa ai Murilinho estava lá esperando seu pastel tranquilo (''pena que ele não sabia do perigo'') ai chegou meu pastel e minha coca cola zero,ai eu fui comer o pastel né de boa pensando ''caramba vou comer um delicioso pastel de banana com canela uau'' aí Murilinho começa a comer o pastel de boa só que ai na metade do Pastel ele descobriu que não era banana com canela e sim banana com PIMENTA você provavelmente está assim ''ué como ele só foi sentir a apimentação no meio do pastel''pois é eu tambem não sei ai Murilinho falou para sua mãe''mãe...acho que tem pimenta no meu pastel ai a mãe de Murilinho falou tá doidão dai Murilinho falou tô não ai a mãe do Murilinho provou e falou eita doido ai a mãe do Murilinho foi lá na bancada e falou ei tem pimenta nesse bagûi ai o atendente pediu desculpas para a mãe do Murilinho e deu um pastel novo para Murilinho ou seja STONKS D+.

    ResponderExcluir
  3. Presos na lama.
    Era um sábado, dia 15 de outubro do ano de 2016. Estávamos animados, pois tínhamos convites para uma confraternização da empresa, a qual meu pai trabalha. Todo ano, era realizado em um lugar diferente, mas naquele ano fomos á um lugar que nunca tínhamos ido e ficava próximo ao CTG (Centro de Tradições Gaúchas). E é aí, que a nossa aventura maluca começa.
    Praticamente, ás pressas, nos organizamos e adentramos no carro. Como meus pais não sabiam onde ficava o local do evento, usamos o nosso GPS, que em minha opinião, foi à pior decisão do dia, digo, da noite.
    Após o GPS acionado, logo indicou que o melhor caminho seria indo pela a Praia da Prata, andamos por um tempo no asfalto e chegamos a um caminho de terra. Finalmente avistamos a entrada da Praia, mas não era ali. E a voz do além dizia: siga em frente, meu pai! Uma estrada inabitada, escura, de terra e uma pequena ponte de madeira, seguimos.
    Já não fosse o suficiente, teria que aguentar a minha irmã de 5 anos de idade que berrava toda hora uma frase: “a gente já chegou?” Eu comecei a odiar, fez-me lembrar o personagem Burro do filme Sherek. Meu pensamento inquieto e ao mesmo tempo esperando um sinal ou algo que a fizesse ficar quieta.
    Mais a frente, o comando dizia: dobre a esquerda e siga uns metros. Escuridão total e ao lado um córrego, ao retornar, o inesperado: o carro ficou preso em uma imensa porção de areia.
    Ligamos para o seguro. Depois da ligação o motorista não conseguiu nos encontrar, esperamos uma hora dentro do carro, mas não aguentamos e a minha mãe teve que sair e procurar o socorro, que não chegara.
    Assim que ela saiu, meu pai inventou de assustar minha irmã, pra quê? Aposto que era por graça, mas não foi o que passou pela cabeça dela. Agora imagina comigo a situação: seu carro está preso na lama e a ajuda não chega, sua mãe foi procurar o seguro no escuro, seu pai tenta te acalmar e dá um susto na sua irmã. Às vezes penso se toda família é assim, ou é só a minha.
    Após uns minutos, um milagre, a ajuda veio, mas, acreditem o guincho também acabou atolado. Com muitos esforços, o motorista conseguiu rebocar o carro e assim todos saímos do atoleiro. O interessante, é que toda maluquice dessa minha família terminou em pizza, isso mesmo, todos famintos, compramos uma pizza e fomos pra casa exaustos e rindo da situação.
    Por Ana Clara de Souza Araújo 6º ano A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus Ana, eu ñ me imagino nessa situação

      Excluir
    2. 6 ano A



      Eu tinha uns 6 ou 7 anos quando a minha aventura aconteceu.
      Minha avó sempre cuidava de mim a tarde, que era enquanto minha mãe trabalhava e eu ñ estava na escola, um dia normal tive a brilhante ideia de chamar ela pra irmos no parquinho. Até aí tdo bem, como o parquinho era de areia tirei meu chinelo pra ir brincar e deixei no portão do parquinho.
      Enquanto eu brincava minha avó pegou meu chinelo pra ñ perder mas ela ñ me avisou. Quando fui sair entrei em desespero " Cadê meu chinelo? Como vou voltar pra casa descalça?" Pensei q tinha sido roubada. Até q tive a brilhante ideia de ir procurar a minha avó e ela me disse "Fica tranquila Mari, eu guardei seu chinelo aqui na cestinha (é pq na época eu só ia de bicicletinha pra qualquer passeio rápido)"
      Fiquei tranquila apenas quando cheguei na casa.



      Ps: Essa aventura é parte imaginária pois já roubaram meu chinelo ss no parquinho, sorte q eu tinha a bendita bicicleta.😅😅😅

      Excluir
    3. Não me imaginaria sem meu chinelo ( até porque eu tenho 4 pares de chinelo )

      Excluir
  4. Carolina Gomes Coelho Soares 6º ano A:


    Eu estava num belo dia na fazenda do meu avô, quando meu pais, meu irmão e eu decidimos ir caminhar. Nós colocamos a roupa de corrida e fomos. No começo estava tudo certo, nenhum bicho no caminho. Aí fomos até um certo lugar e depois voltamos. Quando nós estávamos voltando, já estava escurecendo. No caminho eu e meu irmão estávamos um pouco a frente dos meus pais. Quando eu olhei pro chão, dei de cara com uma cobra e não era pequena! Voltei correndo e muito assustada pro colo da minha mãe, sendo que ela já tinha percebido que era uma cobra. Eu fiquei tão assustada que nem conseguia respirar direito. Meu pai entrou dentro da mata para pegar um pau e matar a cobra. Ele pegou esse galho e começou a apertar a cabeça dela e ela dando vários botes. Enquanto meu pai segurava a cobra, nós seguimos para frente do outro lado do mato. Ele deu umas pancadas na cabeça dela e, finalmente, ela morreu! Cheguei na fazenda tão assustada, mas bebi uma água e ficou tudo bem... MORAL DA HISTÓRIA: NUNCA SAÍA CORRENDO NA FRENTE DE SEUS PAIS, POIS PODEM ACONTECER COISAS QUE VOCÊ NEM IMAGINA!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente do céu eu infartaria😅😅😅😅😅

      Excluir
    2. Que legal essa sua aventura Carol!
      E eu aqui, torcendo para que um dia eu consiga encontrar uma cobra, nem que seja uma de 10 CMs.
      Mas, coitada da cobra ; - ;

      Excluir
  5. Aluno:João Felipe e Carvalho costa borges
    6 ano A

    Estava eu la bom lindo dia quando derrepente minha mãe e minha família resolveu ir para Salvador na Bahia.E tava eu la ansioso pra ir porque eu nunca tinha ido pro mar, ai depois de dois dias de estrada nos chegamos mas eu já cheguei querendo ir pro mar mas não tinha como
    Nos ficamos em uma casa dos nossos parentes até 6 dias. A cada dia agente ia em uma praia como sempre no primeiro dia de ir pra praia eu me afoguei, eu não sabia que o mar puxava tão forte eu quase que não volto kkk
    Aí quando chego o último dia agente foi numa praia muito top mais ela puxava muito a cada mergulho agente ia pra longe. Aí tá quando minha mãe resolveu ir comigo ai meu primo queria ir quando eu e meu primo mergulho agente caiu em um buraco e eu la me afogando e meu primo também mas ele estava agarrado no meu corpo,minha mãe viu mas achava que era brincadeira e quase morremo. Essa foi minha aventura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU QUE NÃO QUERIA ESTAR NA SUA PELE kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Nossa, eu mal me lembro da primeira vez que eu fui no mar.
      Uma dica: a ortografia correta é ' ' de repente ' '

      Excluir
  6. Nome: Victor Hugo Dalanora Figueira 6º ano A

    Há alguns anos eu e minha família fomos até um córrego no meio do mato onde a correnteza era muito forte.
    A água estava tão fria que me dava vontade de fazer xixi na água para esquentar (se não fosse minha mãe eu tinha feito).
    Quando estávamos no meio do córrego onde a correnteza era muito forte, eu fiquei brincando com a correnteza boiando do meio do rio para a beirada, acontece que quando eu boiava eu colocava a minha cabeça dentro da água e não enxergava nada.
    No momento em que estávamos indo embora eu quis dar uma ultima mergulhada, então fui para o meio do rio, acontece que eu fui para o meio e não percebi que a correnteza tinha mudado de direção, ao invés de ir para a beirada eu fui para uma parte muito mais funda.
    Lá tinha um grande galho onde me enganchei e não consegui me soltar, eu já estava quase me afogando quando meu pai chegou para me soltar.
    Quando cheguei em casa fizemos um churrasco onde me empanturrei de comer.

    ResponderExcluir
  7. MINHA VIAGEM PARA CALDAS NOVAS
    Aluna: Cecilia Rodrigues Siqueira
    6º A

    Uma semana antes da viagem todos já estavam ansiosos, preparando cada coisinha para viagem tão esperada.
    No dia da viagem, tivemos que acordar muito cedo, para chegar em Brasília e depois ir para Caldas Novas com minha família.
    No caminho, tivemos que parar, pois meu pai estava com muito sono e teve que parar para descansar um pouquinho. Depois que voltamos a seguir viagem, tivemos que parar em um restaurante para almoçar, porque estávamos com muita fome!
    Depois do restaurante, seguimos o caminho e chegamos em Brasília, e ficamos 2 dias na casa do meu padrinho.
    Depois desses 2 dias finalmente fomos para Caldas Novas, e nos hospedamos no hotel Di Roma, lá tinha um pequeno clube no próprio hotel, mas antes de ir para lá arrumamos tudo para no dia seguinte ir. Meus pais, eu e meu irmão ficamos em um quarto, já meus primos e meu padrinho e madrinha ficaram em outro.
    Quando fomos para o clube, a primeira coisa que fiz foi tomar um picolé haha! Depois eu, meu irmão e meus primos fomos nos divertir nas piscinas.
    Voltamos para o hotel e fomos comer em uma das lojinhas que tinha no próprio local. Depois disso fomos dormir para no outro dia ir para outro parque.
    Chegou o outro dia e fomos para outro parque Di Roma II, mas não era no hotel. Chegando lá fui me divertir com minha família nos diferentes escorregadores que tinham, meu favorito foi o vermelho haha!
    Tinham muitos escorregadores, de diferentes cores! Todos eram muito divertidos! Acho que zerei o parque haha!
    Voltamos para o hotel para no outro dia fazer outra aventura em um parque diferente!
    O próximo parque e último foi o Hot Park. Lá foi muito divertido! Tinham escorregadores enormes, e um escorregador chamado Xpirado, de lá já foi o 10º escorregador do mundo em 2016! Como eu não tinha idade para ir nele, meu irmão e meus primos foram.
    Minha piscina preferida do Hot Park foi uma piscina de ondas! Ficava em uma mini praia só que em um parque, foi muito divertido!
    Depois desse parque, fomos dormir a nossa última noite em Caldas Novas. Na volta para Brasília, comemos em uma loja uma coxinha que foi classificada uma das melhores do Brasil pelo programa Mais Você!
    Chegamos em Brasília e nossos últimos dias de viagem foi lá!
    Amei essa viagem, foi minha primeira vez em Caldas Novas, nunca vou esquecer dessa aventura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceci, eu tbm fui para Caldas Novas em dezembro... V
      Foi topp.. tbm fiquei nesse mesmo hotel. Eu amo
      Isabella Kaline

      Excluir
    2. Que hotel é esse, Cecilía?
      Estou achando que vou para lá, depois da quarentena, é claro.

      Excluir
  8. Guerra das Uvas 🍇
    Um dia,eu e o meu primo resolvemos criar uma brincadeira. Cada um pegava um pouco de uvas verdes pequenas que estavam no chão, e demos 10 min para achar um esconderijo e reabastecer a munição, e jogamos as uvas uns nos outros. A gente ficou todo melecado. Depois, a gente comeu um monte de uvas docinhas que estavam no pé de uva. Esse dia foi muito bom e engraçado.
    OBS.: Minha tia tem um pé de uva em casa.
    Sou a Laura Aneanes Rosa Nolasco 6 ano A

    ResponderExcluir
  9. Sou Isabella do Prado Castro do 6ano A
    Eu e minha família fomos para o aniversário da minha priminha em Natividade. Passamos antes, em Chapada da Natividade para pegar meus dois primos que estavam morando lá. Há muito tempo eu não ia em Natividade e pouco conhecia a cidade. Minha prima também não conhecia bem a cidade, pois tinha pouco tempo que estava morando por ali. Ela precisava comprar o presente da aniversariante, mas nós queríamos ir sozinhas. Como a cidade é pequena, minha mãe deixou que saíssemos sozinhos. Lá fomos nós. No meio do caminho ,eu e a minha prima encontramos um cachorro enorme, que mais parecia uma leitoa. O cachorro saiu correndo atrás de nós e em cada beco que a gente ia, vinha um cachorro novo até que paramos em um local que para nossa surpresa era um cemitério. Lá havia um homem, que só levantou um dedo e os cahorros correram. Ele foi embora e não disse nada. E agora, onde a gente estava só Deus sabia. Tentamos ir até a igreja de pedra , que ficava próxima da casa do meu tio, mas graças a Deus encontramos meu outro tio e ele nós levou para casa. Não sei o que seria de nós se não tivessemos achado meu tio. Foi uma aventura e tanto!
    Obrigado por ler até aqui . Obs: fato real

    ResponderExcluir
  10. Minha Viagem para Brasília com a minha Vó Maria
    Aluno: Davi Brito Miranda Diamantino - 6 Ano A

    Em 2016 eu e minha vó fomos a Brasília visitar a tia Teresinha foi muito bom e uma hora decidir explorar e foi no fundo do quintal que tinha como fazer um monte de coisa brincar, corre, fazer parkour e ETC .
    a minha tia me chamou para ir ao zoológico eu vi jacaré, crocodilo,tubarão,leão e etc.
    e fomos ver cobras e fui ver uma cascavel eu mexi o braço ela mordeu o vidro e morreu .
    sinto muita saudade do tempo em que viaja só eu e minha vó

    ResponderExcluir
  11. Aluno: Heloísa Cavalcante Carvalho 6 Ano A

    Você já imaginou ir para o passado? Mas não qualquer passado o seu próprio!? Sim.Foi isso que a Heloísa fez (no caso eu)
    .Vamos embarcar nessa aventura?


    Uma viajem diferente

    Numa manhã de sábado , lá estava eu entediada, então do nada veio um pensamento, e se eu pudesse voltar no meu passado? Ummmm incrível, amei minha ideia ,mas... Como? Como eu sabia , não iria dar para voltar no tempo fisicamente ,então comprei um caderno e comecei a fazer minha linha do tempo e logo após de alguns Registro e fotos comecei a viajar na minha mente, imaginando que eu estava em um foguete pronto para decolar e quando finalmente ele decola .....paro em um rio de fotos falas e vídeos que nem eu sabia que existia e o melhor eram meus.. sim, meus próprios, e assim eu parei e comecei a cair e parei em uma cena da minha vida ao longo do passeio resumido da minha vida me vi diante de uma situação, como diz o ditado "eu era feliz e nem sabia" às vezes penso que tá tudo dando errado, mas vida que segue, o relógio não vai parar por exemplo para você fazer uma tarefa que já venceu, devemos aproveitar os melhores momentos e agradecer a algumas pessoas que não vão durar para sempre, logo eu me afoguei naquele Rio e caí sobre as águas com minhas lembranças no colo e me vi logo no quarto com um caderno na mão e fotos e vídeos logo alguns dias depois um parente meu que eu amava veio a falecer e eu fiquei pensando nesse mundo tão corrompido e triste, com uma população ligada na internet e redes sociais, isso que a onteceu comigo foi só um dos casos, falo e sempre irei falar vamos agradecer e valorizar aqueles que tiram horas para dedicar a nós ou que pensam um segundo em nós devemos lembramos que ninguém vive para sempre e ....

    Essa foi a minha aventura aguardo vcs mais tarde com outros textos 😘

    ResponderExcluir
  12. Linny Kívia Lopes da Silva Jaime.6ano a.

    A aventura da Mega-Tirolesa.Rio-Quente/Goiás.

    Essa grande aventura ocorreu no dia 10 de Julho de 2018,quando eu tinha 9 anos e minha mãe tinha 30 anos.
    Saímos do hotel,fomos até o ponto de encontro,entramos em um Jeep,chegamos em uma serra onde subimos alguns degraus e chegamos no ponto de descida da Mega-Tirolesa. Estavamos a 70 metros de altura e a
    mega -tirolesa tinha 1100 metros de extensão.
    Eu e minha mãe colocamos os equipamentos de segurança e descemos e deu para ver o parque todo!
    Nunca vou esquecer dessa aventura!
    MORAL:Antes de você dizer que não gosta de alguma coisa, experimente ela.

    ResponderExcluir
  13. Marta Maria Costa Dias
    6 ano "A"

    Caminho a Fortaleza-CE

    Em Julho do ano de 2019, eu e minha família fomos para Fortaleza. Era um dia muito esperado por nós, pois iríamos realizar a tão desejada viagem. Estávamos muito animados para ir, mas não sabíamos que problemas iríamos enfrentar. Então, no dia da viagem, fui lavar a louça feliz e acabei me cortando. Esse foi o meu primeiro problema
    Finalmente chegou a hora da viagem, nós achávamos que estávamos atrasados para pegar o ônibus e fomos rapidamente para o ponto de encontro com o pessoal da igreja. Mas nos enganamos, pois, pois o ônibus ainda não havia chegado. E quando ele finalmente chegou houve muita enrolação para sair. Então quando chegou a família que faltava para partimos, saímos do ponto de encontro e fomos para Fortaleza
    Em seguida, chegamos numa cidade para almoçar, mas quando fomos seguir viagem o ônibus havia quebrado. E esperamos ele ser concertado, o que durou quase a tarde inteira. Com isso eu não aguentava mais ficar lá sem fazer nada, e depois de decorrida 4 horas, finalmente o pneu foi arrumado
    Portanto mesmo a viagem sendo difícil e com alguns imprevistos, no final valeu a pena. Pois, o lugar que a gente ficou era muito lindo!

    Essa foi a minha aventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembro que tive que esperar por quatro horas, foram as piores 4 horas da minha vida.
      Mas, toda espera vale apena nessa vida cheia de desafios e maluquices.

      Excluir
  14. Luiz Antônio Martins Roque 6A1 de julho de 2020 às 09:43

    Luiz Antônio Martins Roque do 6 ano A
    Minhas aventuras em Santos

    Minha tia mora em Santos e eu adora ir para lá, eu me arrumei em um monte de confissão e briga eu vou contar duas:
    Eu estava no mar, com minhas primas que são mais novas que eu, nós tínhamos comprado duas pranchas, nós fomos para mar e estávamos indo em frente, como está os de prancha não sabíamos se estava fundo e não olhamos para trás, depois de um tempo ouvimos que alguém estava gritando na beira e vimos que era a mãe de uma delas é um salva vidas e percebemos que estávamos no fundo, depoos voltamos nadando o mais rápido possivel.
    A segunda aventura foi também quando eu estava no mar e eu e as mesmas primas brigando com umas pessoas que encontramos
    Estávamos no mar, e encontramos uns amigos da minhas primas,uma delas estava um pouco queimada eles começaram a chamar elas de peppa pig e elas começam a xingar e aí começamos a brigar elas afogavam e socava foi uma confusão , acabou que a mãe deles nos xingou e nós fomos embora .

    ResponderExcluir
  15. Minha viagem para Petrópolis (Rio de Janeiro)
    Aluno: Vivian Sampaio Boaventura 6 A Em 2019 eu e minha família estávamos em Minas Grais na casa dos meus avós. Meus pais decidiram que iríamos na cidade de Petrópolis, que era próximo de onde nos estávamos, passar o dia.No dia seguinte acordamos, bem cedo, nos arrumamos e fomos de carro para Petrópolis. Estava ansiosa para conhecer. Quando chegamos vi que a cidade tinha muitas coisas históricas.Primeiramente fomos ao museu Imperial, para entrar tivemos que colocar um sapato tipo uma pantufa pois o chão era muito antigo. O museu Imperial era o palácio de verão de d. Pedro II, foi a residência predileta do imperador. Pode ver várias peças antigas, roupas, coroa, móveis daquela época. Peças antigas e de valor inestimável da nossa história do Brasil. Infelizmente é proibido tirar fotos de dentro do museo. Quando saímos do museu fomos até uma igreja antiga,Catedral de São Pedro de Alcântera, onde está a direita logo na entrada o túmulo da Princesa Isabel e seu marido. Infelizmente a casa da Princesa Isabel não é aberta para visitação,passamos apenas na frente. Porém o passeio não terminava por aqui. Era hora de conhecer a casa de Santos Dumont, localizada em uma posição bem alta do morro , tendo que subir uma escadaria. Ver a replica do 14 BIS foi importantíssimo. Quando achei que tudo era magnífico , meus pais me levaram para conhecer o museu de cera. Fiquei em choque ao ver aquela quantidade de estátuas de cera. Parecia tão real. Logo na entrada a estátua do Papa João XXIII, a impressão que deu que estava dando a benção para aqueles que entravam, depois o cenário que estava a banda dos Beatles, dava para acreditar que eles eram reais. Até a minha mãe se empolgou, e me falou muito deles. Entrando ainda mais no museo , subimos as escadas no teto vimos o super homem que parecia que voava e minha para nos salvar, como nos filmes. Os inúmeros personagens de cera de pessoas famosas ,foi muito legal conhecer . Petrópolis é uma cidade histórica, interessante e que guarda alguns registr os da história do Brasil.Terminamos o dia com uma vista panorâmica da cidade de Petrópolis,do alto do mirante. Foi muito interessante conhecer isso tudo.

    ResponderExcluir
  16. Aluna:Sarah Nunes de Morais 6°ano A

    Um dia o meu pai fez um carrinho movido a feijão (porque só quem comia feijão,era forte kkk) .Antes aqui na rua tinha muita criança de todas as idades ,como eu e minha irmã era amigo de todo mundo, chamamos todos da rua ,e juntou lá umas 10 crianças e ficou lá ,e quem dirigia era o mais velhos (sim tinha como dirigir KK) Lá tinha uma ladeira enorme, subirmos a ladeira e decemos ela na maior velocidade (o meu pai tá junto) e como tinha as crianças menores queria dirigir também ,deixamos elas no meio da ladeira ,e desceu mais na hora de virar pra entra na rua ,o carrinho capotou kkk caiu case todo mundo ,e tem criança que foi para em baixo do carrinho kk esse dia foi muito bom kkk.

    ResponderExcluir
  17. Ana Beatriz de Oliveira Perim
    6° ano A
    A AVENTURA NA PRAIA

    Eu e minha família estávamos indo á praia, e eu estava muito animada pra ir! Chegamos lá e nos arrumamos para descer a "montanha" que tinha pela frente, havia uma estrada bemmm lisa até embaixo e achei que era um escorregador e acabei rolando estrada abaixo.
    Passamos a tarde brincando na praia, quando já era de noite fomos descansar depois do longo dia de diversão.
    No dia seguinte íamos embora, mas antes fomos na tirolesa gigante que fica entre a chegada até a praia, eu quase derrubei o celular na água!!! Mas tudo deu certo no final e fomos pra casa.
    FIM!😁

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVOLUÇÃO DA LÍNGUA - ABORDAGEM 7º ANO