A LEITURA DE DIÁRIO DE PILAR EM MACHU PICCHU

CONTE-NOS COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA EM LER A OBRA DE FLÁVIA LINS E SILVA E JOANA PENNA

A leitura, como dizia Albert Einstein, "após certa idade, distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.

Comentários

  1. Linny Kívia L. da S. Jaime.6ano "a".

    Durante o início dessa pandemia,no mês de março o meu querido professor de português pediu para que minha turma lesse o livro "Diário de Pilar em Machu Picchu".Esse livro é muito bom!E agora eu vou contar o que eu entendi da história!

    Pilar é dona de uma rede mágica, capaz de teletransportar pessoas e animais para outros lugares e épocas. Após uma pequena discussão com sua mãe e padrasto, Pilar percebe que Samba desapareceu na rede. Depois que Breno chegou a sua casa, os dois embarcam juntos nessa viagem mágica sem destino certo para resgatar o gato Samba.Chegam em Ollantaytambo, onde fazem amizade com Yma e Tunki. No alto das montanhas do Peru, eles descobrem os segredos de Machu Picchu, a Cidade Sagrada, e tentarão evitar que a jovem Yma, escolhida do deus Sol, fique ali para sempre. Ao mesmo tempo em que conhecem as tradições e lendas da civilização inca, Pilar, Breno e Samba vivem momentos tão inesquecíveis e perigosos, trilham as margens do rio Urubamba, enfrentam o poderoso Sacerdote Supremo, escondem-se nos templos de pedra, deliciam-se com choclos e quinoa e aprendem um monte de palavras no idioma quéchua.
    Quem quiser conhecer mais o livro, eu indico que compre ou pegue em pdf na internet,acredito que você não vai se arrepender!

    ResponderExcluir
  2. Heloísa Cavalcante Carvalho 6 ano A

    Esse livro me fez refletir muitas coisas:Às vezes nós seres humanos não pensamos como Pilar ,pois acreditamos em uma realidade ,que nos prende em uma espécie de caixa que não nos deixa sair para navegar em nossa imaginação.Já vou colocando socioemocional no meio:quando estudamos socioemocional vemos muitas coisas, mas do que adianta de não praticarmos elas?! É como se diz aquela frase "do que adianta ter ética e não ter moral?!" Pilar na história viaja em sua própria mente com seu amigo ,criando fantasias para conseguir fugir daquilo que eu denomino como a realidade , a história é contada de uma forma que parece que ela nós leva para dentro de nós mesmos ,ao longo que Pilar vai contando sobre sua aventura ,parece que nós vamos conhecendo a história e refletindo os atos dela como se fosse nossos atos ,mergulhamos em uma fantasia inspiradora e instrutiva para nosso emocional e racional, a cada frase que lia subentendia que Pilar estava tendo um mecanismo de defesa: A Fantasia, tanto de uma forma ruim quanto de uma forma boa.O livro me inspirou para viajar em mim mesmo.No mundo existem pessoas que conhecem mais a sua casa do que a si mesmo,O livro é incrível, a cada linha parecia que machu Picchu estava em minha frente.

    Amei a intenção da autora ao escrevê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Carolina Gomes

    Ler o livro de Pilar em Machu Picchu foi uma ótima experiência para mim! Me diverti com as aventuras de Pilar, Breno, Yma e Tunki.. O que amei no livro foi a personalidade de Pilar! Eles descobrem todos os segredos da cidade sagrada MACHU PICCHU! Amo a rede magica dela!!! No começo da história deu para perceber que ela era uma menina m batalhadora e muito forte com suas emoções e pensamentos...amei a experiência de ter lido esse livro. Se eu pudesse eu iria comprar toda a coleção!!

    ResponderExcluir
  4. marina eduarda

    Achei a historia muito interessante e legal pois conta uma aventura !
    Gostei bastante de ler o livro! uma das coisas que eu mais achei legal foi a rede magica dela sem ela não viajaria para lugares tão incríveis como Machu Picchu!!! gostei bastante também dos personagens Yma e Breno! gostei muito da parte em que eles fizeram de tudo para salvar Yma e Samba!
    queria poder ler todos os livros , pois toda a historia do livro é bastante legal!

    ResponderExcluir
  5. Isabella Kaline Macedo Araújo, 6° ano "A", data: 08/07/2020.🌻
    Ler o livro: Diário de Pilar, foi incrível! Eu AMEI! Todas as aventuras, ensinamentos e conquistas, me faz refletir sobre situações de nossas vidas. Pilar citou, que tinha medo de não aproveitar a VIDA como deveria. Ela dizia sempre que devemos VIVER ao invés de SOBREVIVER. Algumas pessoas, não se divertem, não conseguem observar a natureza e dizer: " Como o céu está bonito hoje!".
    Na vida teremos muitos desafios, mas devemos agir igual Pilar: nunca desistindo. Eu achei mágico, quando ela enfrentou uma PUMA para ajudar sua amiga. A personagem, nos ensina a preservar nossos amigos e a NUNCA desistirmos deles. NO FINAL desse livro PERFEITO, temos um grande ensinamento: a solidariedade. Cusi, Yma e Pilar, estavam salvas, mas não deixaram as ACLLAS para trás.... Elas foram as libertar e a gratidão que elas (ACLLAS) e a FELICIDADE que as meninas (YMA, PILAR E CUSI), SÃO INCRÍVEIS DE SE VER.
    Quero comprar toda a coleção, pois AMEI 🌻



    INCRÍVEL ESSE LIVRO ❤️
    AMEIIIIIIII❤️

    ResponderExcluir
  6. Anna Julia Lucena 6 ano A

    Minha experiencia com o Diário de Pilar em Machu Picchu

    Minhas primeiras impressões sobre o livro não foram tão boas, pois não achei interessante, mas, ao decorrer da historia comecei a perceber todo o significado por trás dela...
    O interessante e que a autora desse magnifico livro fez com que nós leitores ''entrássemos'' para dento da historia como se nós estivéssemos vivenciando aquilo. Agora sobre a própria Pilar: Achei que ela é uma menina muito aventureira e forte, pois ela perdeu várias pessoas que ela amava mas ela nunca desistiu.
    Sobre o livro:Gostei bastante, pois a autora adicionou no livro curiosidades sobre o Peru, Machu Picchu, plantas tipicas, animais e etc..
    Além de aprendermos sobre as lições por trás da historia aprendemos sobre outra cultura ...
    Amei o livro, mesmo que no começo eu não tenha gostado tanto !!!

    ResponderExcluir
  7. O livro 'Diário de Pilar' é um livro muito legal pq ele relata a experiência de Pilar e Breno em Ollantaytambo no Vale Sagrado do Peru. Onde encontraram Yma e Tunki, que passaram por várias aventuras juntos. Dps de Ollantaytambo, foram para Machu Picchu.

    ResponderExcluir
  8. VIVIAN SAMPAIO BOAVENTURA 6 A :
    Ler as aventuras de Pilar me fez refletir sobre a importância de não desistir, era persistente no que fazia, nunca desistia de nada. A arte de aproveitar a vida e correr atrás do que quer. Pilar viaja na sua própria imaginação nos faz entrar em suas aventuras e nos dá a sensação que estávamos vivendo o que lemos. Conhecer um pouco sobre o Peru, conforme o que narrava. Outra coisa que me chamou atenção foi sobre pássaro chamado Chiuaco era o pássaro mentiroso. De como as vezes temos pessoas que vivem de modo mentirosa. A sinceridade e verdade tem que ser uma das características do ser humano.

    ResponderExcluir
  9. Ana Luísa Borges Lima, 6° A

    Eu achei o livro muito interessante! Além de trazer para seus leitores um pouco da história e da cultura de Machu Picchu, apresenta lições emocionais (mecanismos de defesa).

    ResponderExcluir
  10. Ana Beatriz de Oliveira Perim
    6° ano "A"

    Achei o livro super legal e interessante, ele apresenta bastante as histórias de Machu Picchu, além de levar o leitor a conhecer a vida de Pilar! Ela é uma menina super corajosa e aventureira, e, junto com seu amigo Breno e o seu gato Samba, passam por várias aventuras juntos. O livro que li é apenas uma pequena parte do que essa história realmente é! E mesmo assim adorei... Estou ansiosa para a próxima aventura com a Pilar!!!🤩❤️

    ResponderExcluir
  11. Cecilia Rodrigues Siqueira
    6º ano A

    Amei ler este livro!
    Pilar conta sua aventura como se estivesse falando com alguém de sua família! Adorei conhecer um pouco de Pilar, Breno, Yma e Tunki! Sem contar que se não fosse o Samba e sua rede mágica nada desta aventura teria acontecido!
    Também amei a atitude de Pilar pois depois da aventura para achar Samba ela ainda enfrentou vários desafios para salvar sua amiga Yma!
    Sobre Pilar, posso dizer que ela é uma menina que ama aventuras, corajosa, feliz e forte, pois na história podemos ver que ela é difícil de desistir.
    Quanto mais eu lia este livro, mais vontade dava de continuar lendo!
    Este livro é ótimo e não me arrependo de ter lido. Recomendo!

    ResponderExcluir
  12. Luiz Antônio Martins Roque 6A9 de julho de 2020 às 12:48

    Eu amei ler o livro , gostei bastante dos personagens eles são bem trabalhados e cada um tem uma história interessante , eu adorei a aventura , conhecer o peru foi bem legal e interessante ,as imagens e os box de informações ajudava bastante a compreender a cultura do local ,aprendi bastante , e espero um dia conhecer o Peru

    Luiz Antônio Martins Roque 6ano A

    ResponderExcluir
  13. Aluno: Victor Hugo Dalanora Figueira. 6º ano A.

    Eu gostei do livro porque ele é bem animado, a autora pensou em fazer um livro educativo com curiosidades do Peru com boxes de informação, mapas, selos, textos, fotos e comidas tipicas do Peru, além disso este livro é bem legal mostrando como uma menina pode viajar para vários lugares.

    ResponderExcluir
  14. Aluna: Ana Clara de Souza Araújo. 6° ano A

    Como estou em dúvida de o que dizer sobre este livro de mil maravilhas, eu irei escrever poucas palavras.
    Sempre quis viajar para o Peru, fiquei empolgada quando descobri que iríamos ler um livro sobre Machu Picchu, depois da leitura, minha vontade de visitar o Peru aumentou muito!
    Mas, infelizmente, essa pandemia atrapalhou um bocado! Outro ano talvez minha mãe ' 'pense' ' em ir no Peru.Eu queria muito que a próxima aventura de Pilar fosse na França, que é outro lugar que eu quero visitar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVOLUÇÃO DA LÍNGUA - ABORDAGEM 7º ANO