EXEMPLIFICANDO OS MECANISMOS DE DEFESA

EXEMPLIFICANDO OS MECANISMOS DE DEFESA


Você já ouviu falar no mecanismo de defesa

PSICOLOGIA

Isso acontece, segundo Freud, quando o ego se manifesta diante de ameaças de desprazer, organizam-se mecanismos para defender o sujeito dessas ameaças.

 

“Mecanismo de defesa é uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas (Id e Superego), mas a psicanálise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito. Outras vertentes da psicologia também se utilizam dessa denominação” (FERRARI, 2020) ”.

1- Compensação

Uma pessoa que não tira boas notas ou não vai muito  bem na escola, ele tenta se consolar dizendo que é bom em outras coisas, como por exemplo, na beleza. “Não tiro boas notas, mas sou bonita”.

2- Deslocamento

Ligado a uma troca, ou seja, a representação muda de lugar, isto é, passa a ser representada por outra pessoa. Dessa forma alguém que teve problemas com um professor de inglês ou português, ou uma coordenadora, ela passa a rejeitar todos esses profissionais, ou ainda, quando em um sonho, uma pessoa aparece, no entanto de fato, está representando outra pessoa.

3-Expiação

Quando você comete um erro, imediatamente, se vê cobrado a pagar por eles, com o grande desejo, acreditando que este erro imediatamente será anulado. Você comete uma cola na avaliação e se culpa de tal forma que você procura contar para alguém com o imenso desejo de que o erro se desfaça imediatamente.

4- Fantasia

Você passa a criar uma situação em sua mente que “é capaz de eliminar o desprazer iminente, mas que, na realidade, é impossível de se concretizar” (FERRARI 2020). Você passa a atuar em um teatro mental em que você protagoniza uma história totalmente distinta daquela que vive, pois nesta realidade não tem a capacidade de satisfazer seus desejos. Nessa nova realidade produzida a ansiedade é diminuída justamente porque o desejo, de certa maneira é satisfeito. Você tenta viver um sonho acordado e vai defender essa nova realidade contra tudo e todos.

5- Formação Reativa

Uma pessoa com comportamentos homofóbicos, racistas, etc., na verdade se sente atraído por esse tipo de pessoa, pois esse mecanismo é caracterizado pela aderência a um pensamento contrário àquele que foi, de alguma maneira, recalcado, retraído, socado para o inconsciente através das formações ideológicas constituídas pelos membros de sua convivência.

6- Identificação

É um mecanismo positivo, pois permite construir uma sustentação a partir da assimilação de características do outro indivíduo o qual passa a ser um padrão de modelo para si. Dessa forma, é por aí que o indivíduo passa assimilar conteúdos que transforma a personalidade humana.

7- Isolamento

Quando não deseja mais se relacionar pessoalmente ou familiarmente com outro membro, passa a destoar os pensamentos dos demais a ponto de ficar desconectado dos outros indivíduos. Ela é comum porque o indivíduo procura a se colocar em contato com comportamentos e ideais totalmente diferentes daqueles que foi constituído (Rebeldia).

8- Negação

É a defesa que se baseia em negar a dor, ou outras sensações de desprazer. É considerado um dos mecanismos de defesa menos eficazes. Podemos citar como exemplo o comportamento de crianças de “mentir”, negando ações que realizaram e que gerariam castigos.

9- Projeção

O aluno que se sente atraído por outro aluno e projeta esse sentimento no amigo, gerando a desconfiança de que será traído. Uma pessoa que é mentirosa começa a desconfiar das outras e as julga como se elas fossem.

 

Juliana Spinelli Ferrari

Colaboradora Brasil Escola

Graduada em psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista

Curso de psicoterapia breve pela FUNDEB - Fundação para o Desenvolvimento de Bauru

Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP - Universidade de São Paulo


Comentários

  1. Expiação: quando uma pessoa faz algo de errado e não consegue lidar com a culpa ela faz algo ou seja, conta o seu erro para alguém esperando que esse erro possa "magicamente" ser desfeito como se nada tivesse acontecido.

    ResponderExcluir
  2. A negação muitas vezes pode vir devido ao orgulho, à vontade de uma pessoa de manter uma imagem boa de si, muitas vezes essa pessoa pode estar carregando uma imagem muito boa de si, e tem medo de perde-la.

    ResponderExcluir
  3. Artu Cavalcante prof coitado dos cachorros eles também são gente os humanos veem eles e tem eles pra se sentir superior mas eles sao nossos companheiros

    ResponderExcluir
  4. Luiz Antônio Martins Roque 6A24 de junho de 2020 às 04:08

    Luiz Antônio esteve aqui, gostei do texto me identifiquei

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente concordo e nós devemos encarar nossos problemas como encarar o espelho e não deixar os problemas se não eles crescem como um muro q vai te proibir de passar e se você continuar recuando ele vai acabar caindo em você e você vai ficar fragilizado🙃😢

    ResponderExcluir
  6. A dificuldade de aceitar que erro faz com que você tente fazer ele desaparecer ou com que sumisse o problema simplesmente do nada é o que acontece com a dificuldade de aceitar que errou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas de Sousa Lobato

      Excluir
    2. Concordo super.. às vezes nós encontramos os próprios problemas que nós fazem ficar fragilizado,

      Excluir
  7. Na fantasia você inventa uma vida diferente para esconder a realidade, mas muitas vezes a pessoa confunde a realidade com a fantasia

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVOLUÇÃO DA LÍNGUA - ABORDAGEM 7º ANO