O OUTRO LADO DO ESTEREÓTIPO

 



Segundo a definição encontrada no Google "estereótipo é um tipo de padrão que a sociedade constrói. É uma ideia preconcebida que acaba colocando as pessoas ou grupos sociais em “caixinhas”, criando rótulos, ditando seus comportamentos e padronizando sua imagem de forma bem preconceituosa".

No entanto se analisarmos profundamente, constatamos que os estereótipos também funciona como organizador mental para distinguirmos "tribos sociais", grupos de pessoas que queremos nos aproximar ou distanciar.

Quais seriam os benefícios de "estereotipar" o mundo? Reflita e comente. Sua opinião transforma esse debate em uma ferramenta excelente de desenvolvimento mental. Assim, estaremos possibilitando um espaço de divergência e de convergência de ideias que produz o ato democrático de se posicionar e de construir outros pontos de vista. 

Comentários

  1. MARIA GABRIELA DOS SANTOS CASSOLI

    O estereótipo é um conceito um tanto quanto comum, caracterizar alguém pois sua aparência da a impressão de que essa pessoa é assim, é normal vermos alguém se referindo a outras pessoas por meio de estereótipos como ''fulano é metido'' ou ''ciclana é estudiosa'' e, geralmente esse tipo de comportamento é ruim para o convívio em sociedade, pois já dizia o ditado: não julgue o livro pela capa, rotular alguém pelo o que você acha que é pode te impedir de conhecer pessoas incriveis, mas também pode te afastar de pessoas maldosas, pois aquele fulano que foi rotulado como metido, pode estudar muito e por isso é ''grosso'' com as pessoas, mas também pode ser realmente metido e arrogante, e a ciclana que era estudiosa pode muito bem ser esnobe e ignorante, ou ela realmente pode ser estudiosa e amigavel.

    ResponderExcluir
  2. O estereótipo como já falado é nada mais que uma espécie de modelo padronizado pelas pessoas, isso faz com uma imagem de alguém possa ser caracterizada pelo jeito dela, suas ações que no caso é rotular alguém, muitas vezes impede que possamos conhecer melhor aquela pessoa devido termos julgado.
    Grande parte da população rotula algo ou alguém isso faz com que o o convívio social diminua, pois se grande parte tentasse conhecer, conversar e entender se ela é realmente que dizem, evitariam criticar e passar a elogiar.

    ResponderExcluir
  3. O esteriótipo como falado anteriormente é um tipo de padrão que a sociedade constroi. A humanidade tem a necessidade de rotular as pessoas para criar sua identidade na sociedade, pois desta forma as pessoas conseguem entrar em um grupo de pessoas/panelinha onde se sente super confortável. Porém como nem tudo são flores, algumas pessoas utilizam esse método como desculpa/justificativa para praticar bullying ou até mesmo agredir outras pessoas. Ao rotularmos as pessoas podemos ter uma ideia totalmente errada dela, assim perdendo a possibilidade de conhecer alguém super de boa e legal, porém também temos a chance de acertar o que aquela pessoa é.

    ResponderExcluir
  4. Os estereótipos ou até mesmo rótulos, são formas de fazer um pré julgamento sobre alguém ou algo, que é algo que o cérebro necessita e todos nós fazemos sem até mesmo saber. É um modo pelo qual padronizamos toda a sociedade, isso acontece até mesmo sem que percebamos, um grande exemplo é o ditado muito famoso "não julgue o livro pela capa". A sociedade atual, em um todo faz essa rotulação, e por todos fazerem isso acaba se tornando algo não agradável, pois como já dito, isso se torno algo padrão, e quem não se adaptar a ele, será julgado por um grupo tal. E nos dias atuais, isso não ocorre apenas entre pessoas presenciais mas sim nas redes sociais, que acaba tornando isso, algo muito pior.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha, pessoal. Continuem se aprimorando. Fazer parte do debate é a forma mais eficiente colaborarmos com as mudanças que são necessárias.

    ResponderExcluir

  6. Os estereótipos são a generalização de uma imagem de uma determinada pessoa ou de um grupo social, em que se gera um "rótulo" sobre. Esteriotipar pessoas pode ser muito desagradável quando o assusto é discriminar alguém, quando se tem uma primeira impressão de uma pessoa. Atualmente é perceptível os altos índices de preconceitos que vem acarretando sérios problemas nas pessoas. Entretanto, por outro lado, pode ser positivo, pois pode estabelecer relações sociais com outras pessoas, funcionando como uma espécie de símbolos.

    ResponderExcluir
  7. Pedro Cavalcante de Sá 17/2218 de setembro de 2021 às 06:45

    Estereótipos, se parar pra pensar, tem tantos lados bons quantos lados ruins, lados bons que se pode identificar, ou apenas deduzir, por exemplo a região de uma pessoa, um exemplo bem simples: Eu vejo uma pessoa tomando agua aquecida com erva-mate, que é o chimarrão, logo deduzo que ela é da região Sul do Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul, porem o lado ruim é um problema que deixa várias pessoas incomodadas, a generalização, por exemplo, uma pessoa homossexual está vestindo roupas mais femininas, alguém chega nele e pergunta porque ele está se vestindo daquela forma, o homossexual fala que é porque ele gosta, e depois a pessoa sai, fala com uns amigos apontando para o homossexual e fala: "Tinha que ser um gayzinho mesmo" e não são todos que se vestem daquela forma, além de generalizar, ofende bastante a vítima do preconceito e ofende também a outros da comunidade por pensarem que todos são homens afeminados sendo que não é isso que acontece.

    ResponderExcluir
  8. "O estereótipo é um tipo de padrão que a sociedade constrói. É uma ideia preconcebida que acaba colocando as pessoas ou grupos sociais em “caixinhas”,essa é a definição de estereótipo de acordo com o Google e como nós podemos perceber devido a linguagem e sinais de pontuação que nos demonstram uma visão negativa do que são estereótipos ,que na minha opinião não são apenas uma forma de classificar pessoas de maneira preconceituosa sem qualquer conhecimento como muitos afirmam.Eu acredito que assim como das diversas coisas do mundo os estereótipos é só mais um exemplo de algo que foi corrompido pela natureza humana que parece que em determinadas situações está em processo de não evolução .Com isso atualmente posso afirmar que estereótipos têm dois lados ,o ruim e o bom .Certo, agora vamos classificar os elementos bons e os ruins,iremos começar pelos bons ;os estereótipos atualmente considerando o conjunto de críticas que recebemos e as diferenças que existem entre todos nós é uma ótima forma de evitar constrangimentos e a sensação de estarmos em um lugar em não nos encaixamos ,porém isso pode acarretar riscos que devem ser levados em consideração,por exemplo nem tudo o nós pensamos ser é mesmo na realidade e um erro como esse pode gerar um preconceito que realmente virá a ocorrer.

    ResponderExcluir
  9. Iago Augustus Paiva Borges18 de setembro de 2021 às 10:56

    O esteriótipo e uma forma de colocar padrões nas pessoas , e com isso colocando elas em diferentes grupos dentro da sociedade ,as vezes a forma que você coloca esse rótulo em uma pessoa você pode estar completamente errado sobre determinada pessoa , pois não podemos julgar sem nem ter conhecido os outros e esse e o lado ruim , e o lado bom no meu ponto de vista e que com esses rótulos você acha pessoas que tem identidade ou perfil semelhante ao seu jeito de viver . Querendo ou não rotulamos alguém até mesmo sem perceber, pare para pensar quando você vai a algum lugar , você observa as pessoas ao seu redor e vc faz comentários para si mesmo sobre essas pessoas ao seu redor exemplo : se você vê uma pessoa com um iPhone você acha que ela tem uma condição maior que a sua mas isso não demonstra nada pode ser que aquele iPhone foi fruto de muito trabalho daquela pessoa ou até mesmo de seus pais, e com esses comentários que vc faz você está colocando rótulos nas pessoas ao seu redor

    ResponderExcluir
  10. O estereótipo é o padrão que as pessoas constroem servindo também para elas diferenciarem os diferentes grupos sociais. O estereótipo também serve principalmente para definir e limitar pessoas por exemplo a aparência e o comportamento, ou seja, ele serve para distinguirmos grupos sociais que queremos nos aproximar. No meu ponto de vista , rotular uma pessoa pode ser bom para encontrarmos os grupos sociais que nós nos encaixamos, mas é claro que teremos que deixar claro a qual grupo social não pertencemos e encontrar pessoas que se pareçam com a gente, por exemplo o gosto musical, o jeito de vestir etc. O lado ruim, para quem vê de fora, você pode ser só "mais um" no mundo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Estereótipo são opiniões e ideias generalizadas, utilizadas pelas pessoas para pré-definir alguém ou algo quanto ao seu comportamento, gênero, aparência, religião, cultura, condição social. os estereótipos são impressões, pré-conceitos e “rótulos” criados de maneira generalizada e simplificada pelo senso comum. Os estereótipos são reproduzidos culturalmente e interferem (grade parte das vezes inconscientemente) nas relações sociais. Atualmente, os meios de comunicação e informação possuem um importante papel de reforçar (ou desconstruir) os estereótipos.

    ResponderExcluir
  14. Como já comentado em sala de aula, estereótipos são ideias e opiniões formadas para rotular as pessoas de acordo com sua aparência, cultura, comportamento e etc. Mas, isso acaba sendo algo errado, pois você está definindo/julgando uma pessoa sem conhecê-la de verdade, assim deixando de fazer amizade ou até mesmo ter uma opinião diferente sobre ela. E em muitas vezes, alguns estereótipos podem se tornar uma forma de preconceito.

    ResponderExcluir
  15. O esteriótipo mencionado acima é um modelo social. ou seja é algo socialmente construído e enfatizado que depende dos aspectos da nossa existência social. Na minha opinião os
    esteriótipos são negativos.  Construir um rótulo sobre um indivíduo é deixar que nossas próprias opiniões e julgamentos decidam quem o indivíduo é, e isso não é positivo.

    ResponderExcluir
  16. Alessandra Figueiredo Vargas20 de setembro de 2021 às 14:44

    Alessandra Figueiredo Vargas
    “O estereótipo é um tipo de padrão que a sociedade constrói. É uma ideia preconcebida que acaba colocando as pessoas ou grupos sociais em “caixinhas”, criando rótulos, ditando seus comportamentos e padronizando sua imagem de forma bem preconceituosa.”
    Padronizar e intitular alguém é uma forma preconceituosa de traumatizar alguém, a maioria das pessoas rótula as outras como uma forma de “brincadeira”, mas as pessoas não imaginam o quanto isso pode prejudicar e machucar alguém.Um exemplo de estereótipo é o grupo “das patricinhas”.Chamar alguém assim e colocar dentro de um padrão, que na maioria das vezes não é um padrão em que a pessoa se encaixa é algo que afeta muito as pessoas.Essas ações na maioria dos casos levam as pessoas a não conseguirem achar suas verdadeiras personalidades e caráter.

    ResponderExcluir
  17. Rafael Maia Mendonça Brito

    Estereótipos são tipo rótulos e de acordo com esses rótulos você separa as pessoas em caixinhas e vai escolhendo quem você quer se aproximar ou não, e isso é uma questão de sobrevivência social, que mesmo querendo ou não você coloca estereótipos nas pessoas e isso é algo que nos fazemos sem perceber

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVOLUÇÃO DA LÍNGUA - ABORDAGEM 7º ANO