FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ATENÇÃO: as questões e respostas devem ser redigidas no caderno.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
É Importante entendermos as etapas de
comunicação para ficar evidente o procedimento das funções de linguagem. Para tirar algumas
dúvidas, pode ser dito que a comunicação não acontece somente quando falamos,
constituímos um bate-papo ou redigimos um texto, ela se evidencia em quase
todos os momentos. Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho,
com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, através
de nossos gestos, ações, até mesmo através de um beijo de “boa noite”. Verificamos abaixo
os elementos de comunicação
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
c) canal de comunicação: é o meio pelo
qual a mensagem é transmitida.
d) código: é o conjunto de signos e de regras de
combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica
aquilo que o receptor irá decodificar.
e) conjuntura textual (ou contexto): é o objeto ou a
situação a que a mensagem se refere.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Funções da
linguagem são recursos de ênfase que actuam segundo a
intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada.
1. Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.
2. Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.
3. Função conativa: essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.
4. Função fática: o termo “fático” significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.
5. Função metalinguística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalinguística.
6. Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.
1-
Complete as lacunas com as referidas funções da
linguagem:
a- Acontece quando o
código é posto em destaque, ou seja, usa-se o código linguístico para
transmitir aos receptores reflexões sobre o próprio código linguístico. Bons
exemplos da função ___________________ são as aulas de
línguas, gramáticas e o dicionário.
b- Incide quando o
emissor é posto em destaque, ou seja, a mensagem está centrada na expressão dos
sentimentos do emissor. É um texto pessoal, subjetivo. É comum o uso de verbos
e pronomes em 1° pessoa e também o uso de pontos de exclamação e interjeições.
Bons exemplos da função _________________ são textos
líricos.
c- Advém quando o
referente é posto em destaque, ou seja, o objetivo do emissor é simplesmente o
de informar o seu receptor. A ênfase é dada ao conteúdo, às informações
veiculadas pela mensagem. Os textos desta linguagem são dotados de
objetividade, uma vez que procuram traduzir ou retratar a realidade. Bons
exemplos da função ____________________________________são os textos
jornalísticos e científicos.
d- Sobrevém quando
o receptor é posto em destaque, ou seja, a linguagem se organiza no sentido de
convencer o receptor. Neste tipo de função é comum o emprego de verbos
no imperativo e verbos e pronomes na 2° ou na 3° pessoas. Bons exemplos da
função ______________________________são os textos de publicidade e
propaganda
e- Sucede quando o canal
é posto em destaque. O interesse do emissor ao emitir a mensagem é
apenas testar o canal, o que tem o mesmo valar de um aceno com a mão, com a
cabeça ou com os olhos. Exemplos típicos da função _____________são:
"alô", "pronto", "oi", "tudo bem?"
"boa tarde", "sentem-se", etc.
f- "Fique
afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Light." ______________
g- "Sentia um medo
horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer
acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns,
espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os
degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo
ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o
pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível...
Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as
pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) __________________________________
h-
" - Que quer dizer
pitosga?
-
Pitosga significa míope.
-
E o que é míope?
-
Míope é o que vê pouco." _______________________________
i-
Ocorre quando a própria mensagem é posta em destaque, ou seja, chama-se
a atenção para o modo como foi organizada a mensagem. Bons exemplos da
função _______________________________________ são textos literários,
tanto em prosa quanto em verso.
j-
“O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de
se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de
vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da
complacência.” (O Estado de São Paulo) _______________________
k- Para fins de
linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que
se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos
pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira,
é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso
Câmara Jr.) ______________________________________
l- " - Que coisa, né?
-
É. Puxa vida!
-
Ora, droga!
-
Bolas!
-
Que troço!
-
Coisa de louco!
-
É!" ________________________________________
2- O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se,
transformar
O amor em carne e a
carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e
adormecer
E se nutrir para
poder chorar ...
(Vinícius de
Morais) __________________________________
3-
Qual a função
de linguagem predominante neste texto?
Atribui-se a invenção da acentuação ao
gramático de Alexandria chamado Aristófanes de Bizâncio (120 a. C.)
4-
Explique a função metalinguística no texto
a seguir:
- Você vai roer uma pupunha.
- O que é pupunha?
- É dar duro.
5-
Constitua a relação:
1. Emotiva ( )
Emissor
2. Referencial ( ) Contexto
3. Poética ( ) Código
4. Conativa ( )
Destinatário
5. Metalinguística ( )
Mensagem
6. Fática ( )
Canal de comunicação
Observe e responda o que se pede:
6-
Elucide o emprego
da função poética no texto a seguir:
O não me irrita
O sim me excita
7-
Assinale a
alternativa que apresenta a função da linguagem no texto abaixo (pode ser mais
de uma):
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
(Oswald de Andrade)
a) Metalinguística
b) Referencial
c) Fática
d) Poética
e) Conativa
8-
Assinale a
opção que apresenta a função da linguagem predominante nos fragmentos a seguir:
Sentavam-se no que é de graça: banco de
praça pública. E ali acomodados, nada os distinguia do resto do nada. Para a
grande glória de Deus.
Ele: – Pois é.
Ela: – Pois é o quê?
Ele: – Eu só disse pois é.
Ela: – Mas “pois é” o quê?
Ele: – Melhor mudar de conversa porque
você não me entende.
Ela: – Entender o quê?
Ele: – Santa Virgem, Macabéa, vamos
mudar de assunto e já.
a) Poética
b) Fática
c) Referencial
d) Emotiva
e) Conativa
9-
Leia o texto e
responda as questões subsequentes:
- Pai……..
- Hummmmm?
- Como é o feminino de sexo?
- O quê?
- O feminino de sexo.
- Não tem.
- Sexo não tem feminino?
- Não.
- Só tem sexo masculino?
- É.Quer dizer,não.Existem dois
sexos.Masculino e Feminino.
- E como é o feminino de sexo?
- Não tem feminino. Sexo é sempre
masculino.
- Mas tu mesmo disse que tem sexo
masculino e feminino.
- O sexo pode ser masculino ou
feminino.A palavra “SEXO” é masculina.O SEXO masculino,o SEXO feminino.
- Não devia ser “A SEXA”?
- Não.
- Por que não?
- Porque não!Desculpe. Porque
não.”SEXO” é sempre masculino.
- O sexo da mulher é masculino?
- É.Não!O sexo da mulher é feminino.
- E como é o feminino?
- Sexo mesmo. Igual ao do homem.
- O sexo da mulher é igual ao do homem?
- É. Quer dizer…Olha aqui.Tem o SEXO
masculino e o SEXO feminino,certo?
- Certo.
- São duas coisas diferentes.
- Então como é o feminino de sexo?
- É igual ao masculino.
- Mas não são diferentes?
- Não.Ou,são!Mas a palavra é a
mesma.Muda o sexo,mas não muda a palavra.
- Mas então não muda o sexo. É sempre
masculino.
- A palavra é masculina.
- Não.” A palavra” é feminino.Se fosse
masculino seria “o pal…”
- Chega!Vai brincar, vai.
O garoto sai e a mãe entra. O pai
comenta:
-Temos que ficar de olho nesse guri…
- Por quê?
Ele só pensa em gramática.
(VERÍSSIMO, Luís
Fernando. Comédias para se Ler na Escola)
a) Aponte os trechos em
que se empregou a função fática.
b) Qual o significado da expressão “ficar de olho”,
presente na antepenúltima fala? A que nível de linguagem pertence tal
expressão?
c) Sobre o que se sustenta o humor do texto?
Exercícios e temáticas adaptadas do blog da professora e amiga Hérica: disponível em:http://hericalp.blogspot.com.br/2012/05/funcoes-da-linguagem.html
FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIOS
ResponderExcluir1 – Enem-2014
Há o hipotrélico. O termo é novo, de impensada origem e ainda sem definição que lhe apanhe em todas as pétalas o
significado. Sabe-se, só, que vem do bom português. Para a prática, tome-se hipotrélico querendo dizer: antipodático,
sengraçante imprizido; ou talvez, vicedito: indivíduo pedante, importuno agudo, falta de respeito para com a opinião alheia.
Sob mais que, tratando-se de palavra inventada, e, como adiante se verá, embirrando o hipotrélico em não tolerar
neologismos, começa ele por se negar nominalmente a própria existência.gabarito
Preciso muito saber
ExcluirOnde fica o gabarito
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