FUNÇÕES DA LINGUAGEM


ATENÇÃO: as questões e respostas devem ser redigidas no caderno.

Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM


É Importante entendermos as etapas de comunicação para ficar evidente o procedimento das funções de linguagem. Para tirar algumas dúvidas, pode ser dito que a comunicação não acontece somente quando falamos, constituímos um bate-papo ou redigimos um texto, ela se evidencia em quase todos os momentos. Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, através de nossos gestos, ações, até mesmo através de um beijo de “boa noite”. Verificamos abaixo os elementos de comunicação

 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).

b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário. 
c) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.
d) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar. 
e) conjuntura textual (ou contexto): é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Funções da linguagem são recursos de ênfase que actuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada.

1. Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente
 da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos. 

2. Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.

3. Função conativa: essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.

4. Função fática: o termo “fático” significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.

5. Função metalinguística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalinguística.

6. Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.

1-      Complete as lacunas com as referidas funções da linguagem:

a-      Acontece quando o código é posto em destaque, ou seja, usa-se o código linguístico para transmitir aos receptores reflexões sobre o próprio código linguístico. Bons exemplos da função  ___________________ são as aulas de línguas, gramáticas e o dicionário. 
   
b-      Incide quando o emissor é posto em destaque, ou seja, a mensagem está centrada na expressão dos sentimentos do emissor. É um texto pessoal, subjetivo. É comum o uso de verbos e pronomes em 1° pessoa e também o uso de pontos de exclamação e interjeições. Bons exemplos da função  _________________ são textos líricos. 

c-       Advém quando o referente é posto em destaque, ou seja, o objetivo do emissor é simplesmente o de informar o seu receptor. A ênfase é dada ao conteúdo, às informações veiculadas pela mensagem. Os textos desta linguagem são dotados de objetividade, uma vez que procuram traduzir ou retratar a realidade. Bons exemplos da função ____________________________________são os textos jornalísticos e científicos. 


d-      Sobrevém quando o receptor é posto em destaque, ou seja, a linguagem se organiza no sentido de convencer o receptor. Neste tipo de função é comum o emprego de verbos no imperativo e verbos e pronomes na 2° ou na 3° pessoas. Bons exemplos da função ______________________________são os textos de publicidade e propaganda

e-      Sucede quando o canal é posto em destaque. O interesse do emissor ao emitir a mensagem é apenas testar o canal, o que tem o mesmo valar de um aceno com a mão, com a cabeça ou com os olhos. Exemplos típicos da função _____________são: "alô", "pronto", "oi", "tudo bem?" "boa tarde", "sentem-se", etc.

f-        "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Light." ______________

g-      "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo  ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria  tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) __________________________________

h-       " - Que quer dizer pitosga? 
        - Pitosga significa míope.
        - E o que é míope?
        - Míope é o que vê pouco." _______________________________ 

i-        Ocorre quando a própria mensagem é posta em destaque, ou seja, chama-se a atenção para o modo como foi organizada a mensagem. Bons exemplos da função _______________________________________ são textos literários, tanto em prosa quanto em verso. 

j-        “O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência.” (O Estado de São Paulo)   _______________________

k-      Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital  da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.) ______________________________________

l-  " - Que coisa, né? 
           - É. Puxa vida!
            - Ora, droga!
            - Bolas!
           - Que troço!
           - Coisa de louco!
            - É!" ________________________________________

2-      O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar ...  

(Vinícius de Morais)  __________________________________


3-       Qual a função de linguagem predominante neste texto?

Atribui-se a invenção da acentuação ao gramático de Alexandria chamado Aristófanes de Bizâncio (120 a. C.)


4-       Explique a função metalinguística no texto a seguir:

- Você vai roer uma pupunha.
- O que é pupunha?
- É dar duro.

5-      Constitua a relação:

1. Emotiva                       (    ) Emissor
2. Referencial                  (     ) Contexto
3. Poética                         (     ) Código
4. Conativa                      (     ) Destinatário
5. Metalinguística            (     ) Mensagem
6. Fática                           (     ) Canal de comunicação

Observe e responda o que se pede:

6-       Elucide o emprego da função poética no texto a seguir:

O não me irrita
O sim me excita


7-       Assinale a alternativa que apresenta a função da linguagem no texto abaixo (pode ser mais de uma):

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro

(Oswald de Andrade)



a) Metalinguística
b) Referencial
c) Fática
d) Poética
e) Conativa

8-       Assinale a opção que apresenta a função da linguagem predominante nos fragmentos a seguir:

Sentavam-se no que é de graça: banco de praça pública. E ali acomodados, nada os distinguia do resto do nada. Para a grande glória de Deus.

Ele: – Pois é.
Ela: – Pois é o quê? 
Ele: – Eu só disse pois é.
Ela: – Mas “pois é” o quê?
Ele: – Melhor mudar de conversa porque você não me entende.
Ela: – Entender o quê?
Ele: – Santa Virgem, Macabéa, vamos mudar de assunto e já.

a) Poética
b) Fática
c) Referencial
d) Emotiva
e) Conativa

9-      Leia o texto e responda as questões subsequentes:

Pai……..
- Hummmmm?
- Como é o feminino de sexo?
- O quê?
- O feminino de sexo. 
- Não tem.
- Sexo não tem feminino?
- Não.
- Só tem sexo masculino?
- É.Quer dizer,não.Existem dois sexos.Masculino e Feminino.
- E como é o feminino de sexo?
- Não tem feminino. Sexo é sempre masculino.
- Mas tu mesmo disse que tem sexo masculino e feminino.
- O sexo pode ser masculino ou feminino.A palavra “SEXO” é masculina.O SEXO masculino,o SEXO feminino.
- Não devia ser “A SEXA”? 
- Não.
- Por que não?
- Porque não!Desculpe. Porque não.”SEXO” é sempre masculino.
- O sexo da mulher é masculino?
- É.Não!O sexo da mulher é feminino.
- E como é o feminino?
- Sexo mesmo. Igual ao do homem.
- O sexo da mulher é igual ao do homem?
- É. Quer dizer…Olha aqui.Tem o SEXO masculino e o SEXO feminino,certo?
- Certo.
- São duas coisas diferentes. 
- Então como é o feminino de sexo?
- É igual ao masculino.
- Mas não são diferentes?
- Não.Ou,são!Mas a palavra é a mesma.Muda o sexo,mas não muda a palavra.
- Mas então não muda o sexo. É sempre masculino.
- A palavra é masculina.
- Não.” A palavra” é feminino.Se fosse masculino seria “o pal…”
- Chega!Vai brincar, vai.
O garoto sai e a mãe entra. O pai comenta:
-Temos que ficar de olho nesse guri…
- Por quê?
Ele só pensa em gramática.

(VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se Ler na Escola)


a)      Aponte os trechos em que se empregou a função fática.


b)      Qual o significado da expressão “ficar de olho”, presente na antepenúltima fala? A que nível de linguagem pertence tal expressão?


c)      Sobre o que se sustenta o humor do texto?


Exercícios e temáticas adaptadas do blog da professora e amiga Hérica: disponível em:http://hericalp.blogspot.com.br/2012/05/funcoes-da-linguagem.html


Comentários

  1. FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIOS
    1 – Enem-2014
    Há o hipotrélico. O termo é novo, de impensada origem e ainda sem definição que lhe apanhe em todas as pétalas o
    significado. Sabe-se, só, que vem do bom português. Para a prática, tome-se hipotrélico querendo dizer: antipodático,
    sengraçante imprizido; ou talvez, vicedito: indivíduo pedante, importuno agudo, falta de respeito para com a opinião alheia.
    Sob mais que, tratando-se de palavra inventada, e, como adiante se verá, embirrando o hipotrélico em não tolerar
    neologismos, começa ele por se negar nominalmente a própria existência.gabarito

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