DEBATE 001 EUTANÁSIA E COMPORTAMENTO

PARA DEBATER

ÉTICA E MORAL

Definição

   O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 

Códigos de ética 

    Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

A ética em ambientes específicos 

  Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Antiética 
   Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

texto adaptado do site Sua Pesquisa. disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm


A EUTANÁSIA 

                 
      Um senhor já de idade, passando quatro meses no hospital, quase sem visita, implora a enfermeira para que desligue os aparelhos que sustenta a sua vida. Ele tem câncer de próstata em estado terminal. Ao explicar detalhadamente seu sofrimento, sua angústia e principalmente a negligência da família a cerca de tal situação à enfermeira, ela decide desligar os aparelhos.
       Sua família sabendo do ocorrido, decide processar o hospital por tal procedimento e consequentemente colocar na cadeia a enfermeira que, em sua concepção, não cometera crime algum porque somente ela sabia de todo o sofrimento e também sabia da vontade de seu paciente (consciente de sua debilidade e dos gastos que a família tinha) em abreviar suas dores.
        A notícia desse foi difundida em todo o mundo e o que você tem a dizer sobre isso? a enfermeira fez a coisa certa ou não? A família está correta em processar o hospital e colocar a enfermeira na cadeia? O ato da enfermeira foi ético ou não? Foi moral ou não?

Damião F. Boucher. Qualquer semelhança e pura coincidência. 
               
COMPORTAMENTO



O que podemos inferir sobre o comportamento da esposa? qual o efeito de sentido que a expressão "Opa!" causa ao interlocutor? Quais as temáticas são abordadas na tira e qual é o tema principal?

Comentários

  1. Sobre a notícia do acontecimento no hospital,acho q a enfermeira fez algo certo mas d modo errado,ela fez algo certo mas esqueceu d um detalhe,tanto q por deixar esse detalhe passar acabou sendo presa, antes mesmo d ter desligado o aparelho ela deveria ter avisado q família sobre isso e explicar a situação pois afinal a família tinha esse direito de saber antes d acontecer pois eles poderiam dar um último adeus ao seu membro q estava prestes a morrer,deveria ter pensando antes d fazer algo logo de uma vez e nisso acabou dando em uma punição a enfermeira,os familiares estão e não estão certos pois a enfermeira atendeu ao pedido do paciente ele tem esse direito mais ela deveria ter falado com os familiares dele primeiro,não foi ético mesmo cumprido um direito do Rapaz ela tirou um direito da família dele,sim foi moral mas foi feito d forma inadequada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao final das férias, farei considerações sobre todos os comentários postados! Parabéns pela iniciativa de participar, Kayla. Você é uma boa aluna!Melhore a ortografia e terá dado passos largos!

      Excluir
  2. A esposa esta realizando um pedido do marido porém ela poderia ter avisado ele fazendo com q ele abrisse os olhos , mas ele n percebeu q ele já estava sendo controlado o efeito do opá demonstra q ele ficou insatisfeito e também Prova q ele n percebeu q já estava sendo escravo de um aparelho,bem podemos ver, companheirismo, medo, alienação, pedido de ajuda, insatisfação, acho q o principal é a alienação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, meio confuso a resposta, as eu também concordo! Oi professor! Aqui é seu aluno pedro José do Colégio Positivo. Lembra de mim. Gostei da iniciativa! Parabéns! Depois eu volto para comentar também! Parabéns pela resposta, Kayla... Qual escola é a sua?

      Excluir
    2. "deveria ter pensando antes d fazer algo logo de uma vez e nisso acabou dando em uma punição a enfermeira,os familiares estão e não estão certos "

      Você poderia me explicar isso melhor? Estou no 7º na verdade. Não entendo isso bem! E o interessante que nós estamos estudando isso.

      Excluir
    3. O paciente e a família tem direitos certo?, a enfermeira atendeu somente o do paciente e esqueceu de atender o direito da família q seria avisar a eles oq iria acontecer,ela atendeu um cidadão mas esqueceu do outro q também estava envolvido nessa situação, e por conta disso ela recebeu uma punição pois a família ficou chateada pela infermeira n se conscientizar em avisar eles antes d desligar o aparelho do paciente

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVOLUÇÃO DA LÍNGUA - ABORDAGEM 7º ANO