Ideologia, breve conceito

Breve conceito de ideologia 

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:





                A Ideologia é entendida como o conjunto de ideias ou pensamentos de um sujeito ou de um grupo de indivíduos. Ela está intrinsecamente ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

                O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que atrelava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade. Em outras palavras, existia uma ideia discursiva e altamente difundida que mantinha a classe dominada em sua zona ideologicamente demarcada.

Como é de conhecimento geral, no século XX surgem várias ideologias marcadas pelos movimentos sociais:

                 A Ideologia fascista implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940, possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista. Já a Ideologia comunista, implantada na Rússia e outros países, após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social. E falando de ideologia política, podemos perceber que enquanto a Ideologia democrática, que surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, possuía como ideal a participação dos cidadãos na vida política, a Ideologia capitalista, que surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV), era ou é ligada ao desenvolvimento da burguesia, visando o lucro e o acúmulo de riquezas. Esta última acredita que o homem pode fazer o seu caminho através de esforço próprio ou mútuo, e determinar seu futuro através da sua dinâmica pessoal. A Ideologia conservadora, ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade, era também muitas vezes atrelada ao valor ideológico religioso ou comunista. Na Ideologia anarquista, o indivíduo defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder. Enquanto na Ideologia nacionalista o sujeito tocado por essa ideologia exalta e valoriza a cultura do próprio país.

                Dessa forma, percebemos que cada indivíduo é marcado por ideologias que se materializam no discurso que consequentemente se materializa na língua.
Sujestão de atividade:
Ouça a música de Cazuza, Ideologia, reflita sobre o sujeito da música (eu-lírio) e depois faça comentários sobre a posição ideológica desse sujeito e a importância da ideologia na formação do indivíduo.

Responda:

1) O que é ideologia?
2) Por que podemos afirmar que não há sujeito sem ideologia?
3) Onde a ideologia precisa se materializar?
4) O que é discurso e onde ele se materializa?


Comentários

  1. Ótima proposta Damião, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mesmo, amiga. Isso nos cresce e nos faz ter forças para continuar!!!

      Excluir
  2. 1)opinião de um ser, idéias formadas,modo de pensar de cada pessoa
    2)não somos irracionais,através de seus pensamentos vc acaba tirando uma ideologia querendo ou não
    3)bem ela já começa dentro d casa com a orientação dos seus pais ou de alguém q convive com vc, não tem exatamente um lugar específico q precisa ser formada pois ela pode ser formada em casa ou na escola na rua,com amigos a sociedade
    4)e oque você diz,linguagem comunicação,discurso materializa através das suas ideologias,sem elas temos um discurso sem importância pois na visão daqueles q tem ideologia vão pensar q e algo inútil q n vai evoluir para lugar nenhum se for escutado,o discurso o modo onde você demonstra sua opinião suas ideologias..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVOLUÇÃO DA LÍNGUA - ABORDAGEM 7º ANO