JÚLIO VERNE FOI CAMPEÃO DA CORRIDA ESPACIAL ANTES DE 1969

QUEM FOI O CAMPEÃO NA CORRIDA ESPACIAL DE 1969

São muitas especulações, coincidências e até uma pitada de teoria da conspiração em torno da Corrida espacial que culminou na chegada do homem ao "nosso pequenino" satélite natural (a Lua). Muitos, por estarem em uma posição ideológica mais favorável aos "contos soviéticos", preferem acreditar que foi a URSS que venceu a corrida, já que foi a primeira a enviar homens e mulheres ao espaço. Para aqueles com posições liberais firmes (e com uma tendência capitalista acentuada) acreditam que os EUA conquistaram a famosa corrida porque chegaram à Lua. No entanto, pouquíssimas pessoas sabem que Júlio Verne foi realmente quem ganhou a corrida espacial.

Claro, depois que Yuri Gagarin chegou ao espaço, só restava aos norte-americanos utilizarem a estratagema infalível dos valentões quando perdem legalmente no jogo: "a chegada não é aqui nesse ponto, é lá no próximo". Pronto, está novamente restabelecido as regras e com isso, temos tempo para sabot... Digo... "tempo para aperfeiçoar nossas tecnologias para passar à frente dos soviéticos e se eles tiverem algum 'probleminha' no percurso, isso também não será ruim". Mas o que poucas pessoas compreendem é que já existia um manual completo de como chegar à Lua e de como colocar os homens em um nível elevado e de alta tecnologia, pois as ideias de Júlio Verne eram realmente sólidas. Como exemplo, no Capítulo IV, Resposta do Observatório de Cambridge, nota-se uma acurada percepção científica quanto às distâncias, as partes do foguete, os dias a serem gastos na ida, etc.

Sim, podemos dizer que o livro serviu de inspiração para que, tanto a NASA, quanto qualquer outra agência espacial, disposta a empreender essa aventura, deveria pensar tudo o que Júlio Verne pensou em sua magnífica obra. Desde os discursos utilizados para angariar fundos, aplacar as mentes de seus concidadãos, até a quantidade de material necessário para colocar em prática o ambicioso projeto de viajar entre corpos celestes. "Saturno V é quem o diz".

Dessa forma, a URSS pode até ter ganhado a corrida tecnológica de levar o primeiro satélite ao espaço (Sputnik I), a primeira cadela (Laica), o primeiro homem (Yuri Gagarin) e até o primeiro homem a caminhar literalmente no espaço, o cosmonauta russo Alexei Leonov. Por outro lado, os EUA podem até ter colocado o primeiro homem à lua, por várias vezes. No entanto, não podemos negar que o primeiro homem a despertar, a estimular todos os outros a conquistarem os mecanismos tecnológicos dos aviões, (Santos Dumont; Irmão Wright, Sergei Koroliov, Wernher Von Braun, nessa ordem sistemática) as tecnologias para essas viagens fantásticas foi, nada mais nada menos que, Júlio Verne com sua magnífica obra Da Terra à Lua.


PARA REFLETIR

1- FAÇA UM COMENTÁRIO NO BLOG, DANDO SUA OPINIÃO DE QUEM REALMENTE GANHOU A CORRIDA ESPACIAL E POR QUE GANHOU. SEUS COLEGAS DEVERÃO RESPONDER SUA POSTAGEM CONCORDANDO E DISCORDANDO (É NECESSÁRIO COMENTAR PELO MENOS UMA VEZ EM CADA POSTAGEM DE SEU COLEGA).

2- FAÇA O RESUMO DOS CAPÍTULOS ABAIXO: (ENTREGAR EM DOC WORD NO EMAIL PROPOSTO)

X. Um inimigo entre vinte milhões de amigos 
XI. Flórida e Texas 
XII. Urbi et orbi 
XIII. Stone’s Hill 
XIV. Enxadão e colher de pedreiro 
XV. A solenidade da fundição 
XVI. O Columbiad 
XVII. O telegrama 
XVIII. O passageiro do Atlanta 
XIX. Um comício





Comentários

  1. Quem realmente ganhou a corrida espacial foi a união soviética. Ela estava se desenvolvendo rapidamente , investindo principalmente em estudos sobre a ciência e tecnologia coisa que, os EUA começaram a ter mais tardiamente. Devido ao grande número de missões não tripuladas e tripuladas a URSS se desenvolveu mais e rapidamente. EUA estava preocupado pois não conseguia muitos resultados e muitos foguetes explodiram após a decolagem. Mas não podemos negar que no final de tudo os EUA levou a melhor pois levou o homem a lua. Isso foi um momento histórico. "Quem rir por último, rir melhor.
    A respeito de Júlio Verne. Ele foi um grande escritor muito além de seu tempo. Ele contribui para a corrida espacial pois, muito dos discurso de presidentes que se pronunciaram foram, baseados no livro de Júlio Verne.
    ALUNO: RHUAN DE MELO HONORATO NUNES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem. Agora vamos esperar o debate acontecer. Você foi o primeiro a abrir as discussões. Parabéns.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sebastião 8° Ano "A":

      concordo plenamente com vc rhuan.

      Excluir
    4. Interessante seu pensamento.

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    5. Concordo efetivamente com você Rhuan, pois além de se ressaltarem na área tecnológica, a União Soviética foi a primeira a lançar o satélite Sputnik 1 e assim, a dar início a nossa famosa corrida espacial.

      Excluir
    6. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A

      Excluir
    7. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A28 de junho de 2020 às 13:58

      Concordo. Muito interessante você ter citado o Júlio Verne, uns dos maiores influenciadores dessa chegada à lua

      Excluir
    8. eu concordo com a ideia do rhuan Renzo Machado Alves VAz

      Excluir
    9. Concordo com vc Rhuan 👍
      Bruna Mascarenhas Brito Aires 8° ano "A"

      Excluir
    10. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Tenho o mesmo pensamento que você.

      Excluir
    11. Emanuely F. B. - 8º ano A: concordo com você Rhuan.

      Excluir
  2. O EUA por ate ter levado o primeiro homem a pisa na lua , mas isso se deve a uniao suvietica por que foi por meio dela que os EUA quiseram se sobresair ,sendo ainda a uniao suvietica a primeira a lança o primeiro satelite ai so depois os EUA foi "começa" . Por meio da URSS que trouxeram grandes avanços conquistado na epoca e utilizado ate hoje em dia pela EI e por tudo o mundo , isso se deve as inovacoes e conhecimentos dos suvieticos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pertinente sua capacidade de argumentação. Parabéns.

      Excluir
    2. Sebastião 8° Ano "A":

      concordo plenamente com vc Ana beatriz

      Excluir
    3. Pertinente

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    4. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A: concordo com você Ana Beatriz.

      Excluir
    5. Concordo. Se não fosse pela tecnologia soviética, os EUA não teria conseguido levar o homem a lua e, devido a pressão popular que estavam sofrendo eles queriam se mostrar superiores custe oque custar.
      Rhuan De Melo Honorato Nunes 8ANO A

      Excluir
    6. Gostei de sua resposta parabéns Ana Beatriz. :)

      Excluir
    7. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A29 de junho de 2020 às 04:33

      bela argumentação, se nao fosse as tecnologias da União Soviética o Estados Unidos nao iria conseguir chegar na lua tao ''facilmente''.

      Excluir
    8. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Concordo plenamente com você.

      Excluir
  3. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A27 de junho de 2020 às 14:10

    Falar sobre quem ganhou realmente a corrida espacial é algo muito controverso, pois ambas nações dos Estados Unidos da América ( EUA ) quanto da União das repúblicas socialistas soviéticas (URSS) tiveram um papel importantíssimo para chegada na lua. A união soviética por conta de sua excelentíssimas inovações e tecnologia foi a primeira nação a levar o homem a órbita da terra e da lua, fazendo um feito histórico , por isso muitos consideram que eles foram os vencedores da corrida espacial, só que logo depois o Estados Unidos fez algo histórico também , fez com que o primeiro homem pisasse na lua, o que para muitos era considerado impossível. Dessa maneira eu considero que quem ganhou a corrida espacial foi a união soviética, só que isso é algo muito discutível, como eu disse no começo.
    Curiosidade: muitos cientistas da época se inspiraram em livros fictícios, dentre eles está o livro "da terra a lua" escrito por Julio verne, entre muitos outros livros também.

    Aluno: João Pedro Pinheiro Barros Souza
    Turma: 8.ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro "guerra dos mundos" também inspirou muitos

      Excluir
    2. Interessante posição discursiva. Parabéns.

      Excluir
    3. Sebastião 8° Ano "A":

      concordo plenamente com vc João Pedro

      Excluir
    4. Concordo, principalmente na parte que você fala que quem ganhou e ´´uma parte discutível´´´

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    5. Concordo com você João Pedro no que diz respeito "a união soviética por conta de sua excelentíssimas inovações e tecnologia foi a primeira nação a levar o homem a órbita da terra e da lua (...)"

      Excluir
    6. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A

      Excluir
    7. Exato. Se for analisar o contexto histórico os EUA fez algo impossível mas, a nação que mais contribuiu com a corrida espacial foi a URSS.
      Rhuan De Melo Honorato Nunes 8ANO A

      Excluir
    8. Pertinente seu comentário João Pedro

      Excluir
    9. consideraçoes ao seu comentario ficou muito bom
      renzo machado alves vaz

      Excluir
    10. Concordo com a sua opinião, pra mim quem ganhou foi a União Soviética, mas realmente é algo bem controverso

      Excluir
    11. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Concordo.

      Excluir
  4. Embora os EUA tivesse levado o primeiro homem a pisar na Lua quem realmente ganhou a corrida espacial foi a união soviética que lançou o primeiro satélite em órbita, depois eles lançaram o primeiro ser vivo pelo espaço que era a cadela Laika que morreu 10 dias depois, eles também enviaram uma sonda que orbitou o Sol, e também foram responsável por levar o primeiro ser vivo para o espaço. Mas mesmo assim os EAU conseguiram enviar o primeiro homem à lua, que foi por meio dos URSS que trouxeram grandes avanços.
    Aluna: Ana Clara Fernandes Costa 8° ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelas considerações. Muito interessante.

      Excluir
    2. Sebastião 8° Ano "A":

      concordo plenamente com vc Ana Clara F.

      Excluir
    3. Bom ponto.

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    4. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A: bem clara e direta! Gostei bastante. Parabéns!

      Excluir
    5. Concordo contigo. É exatamente que temos que analisar. Nao so o ponto de vista dos EUA mas sim todo o contexto.

      Rhuan De Melo Honorato Nunes 8ANO A

      Excluir
    6. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Penso o mesmo

      Excluir
    7. João Pedro Pinheiro Barros Souza /8.ano A29 de junho de 2020 às 04:46

      Concordo Ana Clara

      João Pedro Pinheiro Barros Souza /8.ano A

      Excluir
  5. Mesmo o EUA tendo o necessário para ter ganhado pelo oque percebi quem realmente ganhou foi a União Soviética a primeira a lançar um;satélite,cadela,o primeiro homem já que a União soviética foi como uma ''base'' para os Estados para os mesmos(Estados Unidos) aperfeiçoarem suas tecnologias para que possam na próxima corrida espacial de alguma forma ganhar da União soviética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebastião 8° Ano "A":

      concordo plenamente com vc Murilo

      Excluir
    2. Pertinente

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    3. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A: Concordo completamente com você Murilo.

      Excluir
    4. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Tbm acho

      Excluir
    5. Concordo Murilo. Não foi só uma corrida, foi mais do que isso. Foi um avanço tecnológico.

      Excluir
    6. Concordo Murilo. Não foi só uma corrida, foi mais do que isso. Foi um avanço tecnológico. Rhuan De Melo

      Excluir
    7. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A29 de junho de 2020 às 17:09

      isso mesmo Murilo, uniao soviética serviu de base para outras nações, principalmente os Estados Unidos.

      João Pedro Pinheiro Barros Souza 8.ano A

      Excluir
  6. Sebastião 8° Ano "A":

    Na minha humilde opnião, creio que quem venceu de fato foi a união soviética, já que a checada do homem a lua foi meramente simbólico foi um "Jeito" que os EUA acharam de "Ganhar" a corrida espacial, já que se formos contar por conquistas a união soviética teve mais conquistas que os EUA, por exemplo eles mandaram 10 satélites designados Sputnik, lançaram o primeiro animal ao espaço como a Laika, dentre muitas outras coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    2. Boa interpretação diante do texto parabéns Sebas :)

      Excluir
    3. João Pedro Pinheiro Barros Souza /8.ano A28 de junho de 2020 às 14:15

      Muito bom. Interessante você ter citado essa maneira que o EUA tentou vencer a corrida espacial, mesmo que a URSS tenha feito mais inovações em relação à isso.

      Excluir
    4. bom argumento, mas quem chegou na lua?
      (Marco Aurélio)

      Excluir
    5. realmente jefferson fiquei em duvida em mente branca quem pisou na lua primeiro?

      Excluir
    6. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A: concordo completamente com você Sebastião.

      Excluir
    7. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Concordo plenamente com você.

      Excluir
    8. Concordo. Eles queriam achar um jeito de mostrar que conseguiam fazer coisas impossíveis. Presente só em livros.
      Rhuan De Melo Honorato Nunes 8ANO A

      Excluir
  7. Nome: Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior
    Turma: 8 ano A

    De acordo com algumas pessoas, a URSS que foi a campeã por diversos motivos, como por exemplo ter sido a primeira a lançar um satélite artificial, que no qual o codinome seria Sputnik 1 ou até mesmo ter sido a primeira a mandar um ser vivo ao espaço, a cadela Laika, essa cadela vira-lata foi selecionada nas ruas de Moscou, e foi mandada ao espaço em 3 de novembro de 1957, que infelizmente morreu poucas horas depois de sua viagem, por causa de stress e sobreaquecimento.

    Em 1968 na noite de Natal, o Estados Unidos lançou os primeiros astronautas a circum-navegar na lua, os astronautas Frank Borman, James A. Lovell, Jr. e William A. Anders chegaram a fazer esse ato no apollo 8, mas foi em 20 de julho de 1969 que os Estados Unidos tiveram seus primeiros homens a ter pisados na lua, no tão famoso apollo 11.

    Mesmo com tudo isso, falar que um ganhou do outro vai de cada pessoa, até porque cada um teve sua participação nessa corrida, ainda assim, se pensarmos por outro lado, naquela época, eles não possuíam muitos recursos tecnológicos como hoje em dia, que no qual e tão abrangentes. Então se for para relatar qual foi a minha conclusão sobre isso, eu diria que ambos ganharam, ou até mesmo, que essa corrida só acabou de começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A: Concordo com você Jefferson, pois esta corrida só acabou de começar!

      Excluir
    2. Pertinente.

      Rhuan De Melo Honorato Nunes 8ANO A

      Excluir
    3. Gostei muito da sua argumentaçao Jeff . Pertinente seu comentario

      Excluir
    4. Sebastião 8° Ano "A":

      concordo plenamente com vc

      Excluir
    5. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A29 de junho de 2020 às 04:39

      legal sua posição, principalmente quando voce diz que vai de cada pessoa definir quem ganhou.

      Excluir
    6. pertinente, Agatha monserrat

      Excluir
    7. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Concordo plenamente com você.

      Excluir
  8. Emanuely F. B. – 8º ano A: Em minha tese, foi a União Soviética que ganhou a corrida, devido ao seu processo de evolução na área tecnológica como, por exemplo, a criação dos “Sputniks”. A maioria da população tem uma noção equivocada de que foram os EUA que realmente ganharam a corrida, porque não sabem de toda parte da história.
    Wernher Von Braun se rendeu ante os americanos ao final da II Guerra Mundial, e ofereceu ao Exército não só foguetes V2 não usados, mas também toneladas de documentos e uma centena de seus melhores engenheiros e cientistas.
    Em outras palavras, os EUA capturaram Werner Von Braun (um alemão nazista hoje bem respeitado por todos) para que este fizesse os projéteis dos foguetes V2 e assim os EUA ganharem a corrida espacial.

    Acesso em 28/06/2020: https://www.istoedinheiro.com.br/antes-da-apollo-wernher-von-braun-construiu-misseis-para-hitler/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Compreendi seu ponto de vista Emanuely e concordo plenamente Parabéns :)

      Excluir
    3. sebastião 8°: concordo manu

      Excluir
    4. João Pedro Pinheiro Barros Souza /8.ano A28 de junho de 2020 às 14:09

      Muito interessante Manu, achei pertinente seu ponto de Vista

      Excluir
    5. Interessante seu ponto de vista.

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    6. Concordo contigo. Foi um avanço tecnológico muito grande dos URSS

      Rhuan De Melo Honorato Nunes 8ANO A

      Excluir
    7. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Concordo plenamente com você.

      Excluir
  9. Marco Aurélio Marinho - 8 ano A

    Para mim é óbvio que os americanos ganharam a corrida.
    Os soviéticos lançaram o Sputnik, Yuri Gagarin, a Laika e entre outras coisas para o espaço, mas os americanos realizaram o Programa Apollo, e chegaram a lua primeiro.
    E os americanos venceram a Guerra Fria de brinde.
    E a União Soviética ganhou o colapso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom ponto, Parabéns pelo comentário.

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    3. Muito bom o comentário, bem direto e firme no seu ponto de vista. Parabéns.

      Rhuan De Melo Honorato Nunes 8ANO A

      Excluir
    4. Sebastião 8° Ano "A":

      não concordo, mas entendo o seu ponto de vista

      Excluir
    5. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A: Não concordo com você Marco Aurélio, pois se a URSS não tivesse feito todos esses projetos, os EUA com certeza não teria uma "base" (como diz o Murilo). Além disso, depois que a União Soviética criou o Sputnik 1 o EUA criaram o Explore 1, que coincidência, não? Continuando, sei que vai ter pessoas que vão falar "mas era uma competição entre duas potências" (que no caso, estavam disputando o âmbito tecnológico), mas qual seria o verdadeiro objetivo naquela época? Lançar um foguete (Apollo 11) ou só levar um satélite ao céu? Finalizando, como o professor disse, "a chegada não é aqui nesse ponto, é lá no próximo", esclarecendo, os EUA usaram um plano "meio birrento/ infantil" para ganharem a corrida.

      Excluir
    6. João Pedro Pinheiro Barros Souza /8.ano A29 de junho de 2020 às 04:44

      discordo, pois se nao fosse as tecnologias e inovações da Uniao Soviética o EUA nao teria conseguido tao facilmente pisar na lua. Nao podemos tirar o mérito da Uniao Soviética nesse momento histórico.

      João Pedro Pinheiro Barros Souza /8.ano A

      Excluir
    7. Nao concordo muito mas comprendo seu ponto vista . Parabens boa argumentaçao

      Excluir
    8. Murilo Lins Kern
      Mesmo não concordando com você Marco compreendi seu ponto de vista parabéns mesmo assim :).

      Excluir
    9. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Não concordo com vc, mas entendo seu ponto de vista

      Excluir
  10. RENZO MACHADO ALVES VAZ 8 ANO A

    pelo oque eu li a americanos ganharam pois pela historia e jornais e noticias q recebi mas eu ainda n li muito bem sobre a uniao oitavietica ao espaço isso tambem pode ser uma forma de que a NASA 'pagou para ser o primeiro' mas ainda eu tenho duvida sobre o assunsto vamos conversar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário tendo,bom ponto de vista,concordo

      Rennan silva :8 ano

      Excluir
    2. Pertinente.

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    3. Sebastião 8° Ano "A":

      pertinente.

      Excluir
    4. Gostaria de ver um posicionamento mais firme. Mas vc tá certo tem que buscar estudar e entender. Parabéns está no caminho certo.
      Rhuan De Melo Honorato Nunes 8ANO A

      Excluir
    5. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano: Entendi o seu ponto de vista, mas achei ele muito desestabilizado.

      Excluir
    6. Pertinente :)

      Excluir
    7. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Não concordo com vc, mas entendo seu ponto de vista

      Excluir
    8. Entendendo seu ponto de vista, e é bem legal saber que voce busca conhecer mais sobre este assunto.

      João Pedro Pinheiro Barros Souza 8.ano A

      Excluir
  11. Quem ganhou a corrida espacial foi a União soviética, pois ela estava com um rápido desenvolvimento, mesmo que tenha sido os EUA que levaram o primeiro homem a lua, a União soviética foi quem lançou o primeiro satélite, os maiores avanços tecnológicos foram feitos pela União soviética, e ela foi basicamente a base dos EUA
    Agatha monserrat Xavier de Araújo Brito 8°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Murilo Lins Kern
      Pertinente seu comentário.

      Excluir
    2. Parabens Agatha . Gostei muito do seu comentario e concordo tambem

      Excluir
    3. Bom ponto, parabéns pelo comentário.

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    4. Sebastião 8° Ano "A":

      concordo plenamente com vc

      Excluir
    5. Emanuely F. B. - 8º ano A: concordo com você Agatha, parabéns! Seu ponto de vista é bem direto e "firme"!

      Excluir
    6. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

      Concordo plenamente com você.

      Excluir
    7. Se analisar as conquistas durante a corrida, a URSS ganhou mas, o objetivo central foi os EUA
      Rhuan De Melo

      Excluir
    8. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A29 de junho de 2020 às 17:20

      muito bom, basicamente foi isso que ocorreu

      João Pedro Pinheiro Barros Souza 8.ano A

      Excluir
  12. Bruno Sales Noleto de Oliveira - 8 ano A

    Em minha opinião, acredito que quem ganhou a corrida espacial foi a União Soviética, pois foi com seus lançamentos ao espaço e descobertas cientificas que encorajou os EUA a mandarem o primeiro homem a lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pertinente

      Excluir
    2. Então dizer que alguém ganhou uma corrida porque "encorajou" os outros a ganharem, significa que os nazistas ganharam a Segunda Guerra Mundial? Por que encorajou aos Aliados a ganharem? Eu acho seu pensamento meio contraditório.
      (Marco Aurélio Marinho)

      Excluir
    3. Sebastião 8° Ano "A":

      concordo plenamente com vc

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Pertinente.

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Emanuely F. B. - 8º ano A: concordo com você Bruno

      Excluir
    8. Vdd Bruno. Concordo.
      Rhuan De Melo Honorato Nunes 8ANO A

      Excluir
    9. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A29 de junho de 2020 às 17:31

      concordo bruno. ++++

      João Pedro Pinheiro Barros Souza 8.ano A

      Excluir
  13. Rayom Oliva e Carvalho - o único

    Como o livro de Júlio verne, de terra a lua (e sua outras obras), sempre temos idéias geniais e revolucionárias, e como a NASA e outras empresas americanas se basearam nesses livros, podemos dizer que eles tinha, e tem, uma certa vantagem, mas, não tenho um pensamento concreto sobre quem ganhou a corrida espacial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebastião 8° Ano "A":

      concordo plenamente com vc

      Excluir
    2. Pertinente parabéns Rayom pela sua interpretação diante o texto.

      Excluir
    3. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A: hmm.....acho que todas as potências tiveram vantagens, mas o elemento é a estratégia.

      Excluir
    4. E a parte da União soviética?
      Análise o ponto dela também. Tem algumas falhas em sua argumentação.

      Excluir
    5. E a parte da União soviética?
      Análise o ponto dela também. Tem algumas falhas em sua argumentação.
      Rhuan De Melo

      Excluir
    6. legal seu ponto de vista, só falta tomar uma posição diante esse assunto, apresentando argumentos que convençam o leitor.

      Excluir
    7. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A29 de junho de 2020 às 17:32

      legal seu ponto de vista, só falta tomar uma posição diante esse assunto, apresentando argumentos que convençam o leitor.

      João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A

      Excluir
    8. Pertinente

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
  14. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A: Não concordo com você Marco Aurélio, pois se a URSS não tivesse feito todos esses projetos, os EUA com certeza não teria uma "base" (como diz o Murilo). Além disso, depois que a União Soviética criou o Sputnik 1 o EUA criaram o Explore 1, que coincidência, não? Continuando, sei que vai ter pessoas que vão falar "mas era uma competição entre duas potências" (que no caso, estavam disputando o âmbito tecnológico), mas qual seria o verdadeiro objetivo naquela época? Lançar um foguete (Apollo 11) ou só levar um satélite ao céu? Finalizando, como o professor disse, "a chegada não é aqui nesse ponto, é lá no próximo", esclarecendo, os EUA usaram um plano "meio birrento/ infantil" para ganharem a corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebastião 8° Ano "A":

      VERDADE

      Excluir
    2. Uma corrida não depende de conquistas, e sim de quem chega primeiro.

      Excluir
    3. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A: Júlio Verne não chegou primeiro, mas será que se ele não tivesse feito essas tais "conquistas" o homem teria chegado a Lua?

      Excluir
    4. Isso não foi uma corrida apenas de chegar a lua ou seja, não tem só um objetivo. O mais importante foram os avanços tecnológicos, os pensamentos cientifico que surgiram e, afetam a sociedade até hoje e no futuro . Isso foi muito mais do que uma simples corrida.

      Rhuan De Melo Honorato Nunes 8ANO A

      Excluir
    5. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A29 de junho de 2020 às 17:34

      O que realmente importava eram os avanços e inovações tecnológicas, algo que a URSS teve de sobra

      João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A

      Excluir
  15. Em minha opinião eu acredito que o a união soviética ganhou a corrida pois foi um dos seus primeiros lançamentos a união soviética também estava com um rápido pois foi a união soviética quem lançou o primeiro satélite um dos maiores avanços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendi seu ponto de vista e concordo parabéns Vitória Gabriela :)

      Excluir
    2. Emanuely F. B. - 8º ano A: Concordo você Vitória.

      Excluir
    3. Hmmmmmmmm. É.... Concordo
      Rhuan De Melo

      Excluir
    4. verdade. concordo.

      João Pedro Pinheiro Barros Souza 8.ano A

      Excluir
    5. Pertinente.

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
  16. Pelo o que eu li, a URSS pode até ser o primeiro a chegar no espaço e os EUA pode ter sido o primeiro a colocar o homem a pisar na lua mas foi Júlio Verne que estimulou tudo, foi ele que estimulou a nossa curiosidade para isso, eu achei isso incrível, uma pessoa que viveu onde não existia essa tecnologia, como pode uma pessoa escrever sobre tantas coisas sem nem que elas existissem, Júlio Verne escreveu sobre coisas que não existiam na época muitos o chamaram de louco por falar dessas "maluquices ou tolices" Mas olha só hoje isso existe.
    Aluna: Emilly Passos Guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário Emilly e além de concordar com você acho que você teve um bom posicionamento:)

      Excluir
    2. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A29 de junho de 2020 às 04:55

      verdade emilly, foi julio verne que acendeu essa curiosidade nos cientistas e nas pessoas.
      João Pedro Pinheiro Barros Souza /8.ano A

      Excluir
    3. Emanuely F. B. - 8º ano A: Concordo com você Emily

      Excluir
    4. Concordo Emily. Isso tbm me impressiona.
      Rhuan De Melo

      Excluir
    5. Isso mesmo, júlio verne teve uma parte fundamental mesmo...

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
  17. Quem ganhou realmente a corrida espacial foi a URSS que ganhou mais um episódio da corrida espacial em 1961, consegui colocar o primeiro homem no espaço sideral Yuki Gagarin tripulou a nave espacial Vostok 1, que consegui realizar um voo orbial de por volta de 110 minutos
    Lucas de Sousa Lobato-8 ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ponto.

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    2. Emanuely F. B. - 8º ano A: concordo com você Lucas.

      Excluir
    3. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A29 de junho de 2020 às 17:28

      muito bom, foi bem legal apresentar esse momentos históricos no seu argumento, deu mais credibilidade


      João Pedro Pinheiro Barros Souza 8.ano A

      Excluir
  18. Na minha opinião, quem ganhou a corrida espacial foi a União Soviética. Mesmo com o fato dos EUA terem chegado na Lua primeiro, os soviéticos lançaram o primeiro ser vivo, o primeiro ser humano, os primeiros satélites, sendo assim, eles fizeram grande contribuição para a evolução dessas tecnologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Bruna ache pertinente Bruna parabéns :)

      Excluir
    2. Emanuely F. B. - 8º ano A: Simples e direta! Gostei Bruna, parabéns!

      Excluir
    3. João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A29 de junho de 2020 às 17:36

      concordo 100% bruna, se nao fosse essas inovações da URSS seria muito dificil o homem pisar na lua.

      João Pedro Pinheiro Barros Souza/ 8.ano A

      Excluir
  19. Aluno: Pedro Henrique Carvalho Alves
    8 anoA

    Quem ganhou a corrida espacial foi os EUA, pois eles possuíam melhor tecnologia,ele foram mais rápidos além da chagada da lua não ser algo apenas simbólica, foi algo mto incrível que a união soviética não foi conseguiu fazer rápido e com eficiência, e se for contar com números de satélites enviados para o espaço os EUA também possui grande número de satélites enviados, o que importa é quem completou primeiro não as conquistas, e também não posso falar muito da união soviética pois não tenho tanto conhecimento como tenho dos EUA.( MINHA OPINIÃO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo de você Pedro mas gostei do seu posicionamento parabéns:)

      Excluir
    2. Discordo

      sebastião Aguiar 8° Ano "A"

      Excluir
    3. entao voce precisa estudar mais sobre a Uniao Soviética, pois eles foram os pioneiros no espaço, lançaram o primeiro ser vivo no espaço e alem do mais possuía excelentíssimas tecnologias, o que permitiu os EUA a chegar no espaço e na lua.

      Excluir
    4. João Pedro Pinheiro Barros Souza /8.ano A

      Excluir
    5. Emanuely F. B. - 8º ano A: Não concordo com você Pedro, pois todos possuíam uma boa tecnologia (não só os EUA), tanto é que eles (URSS e EUA)estavam disputando o âmbito tecnológico.

      Excluir
    6. Vdd Pedro. Esse seu pensamento é bem interessante.

      Excluir
  20. Sebastião Aguiar 8° Ano "A": Tendi

    ResponderExcluir
  21. ALUNA:BÁRBARA VICTTÓRIA SOUSA DE CASTRO FERREIRA
    SÉRIE:8°ano A
    Entrertando EUA tivesse levado o primeiro homem a pisar na Lua quem realmente ganhou a corrida espacial foi a união soviética que lançou o primeiro satélite em órbita, depois eles lançaram o primeiro ser vivo pelo espaço que era a cadela(Laika) que morreu infelizmente morreu, eles também enviaram uma sonda que orbitou o Sol, e também os responsáveis por levar o primeiro ser vivo para o espaço. Mas mesmo assim os EAU conseguiram enviar o primeiro homem à lua, que foi por meio dos URSS que trouxeram grandes avanços.E para mim é óbvio que a URSS ganhou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Pedro Pinheiro Barros Souza /8.ano A29 de junho de 2020 às 04:56

      Pertinente

      João Pedro Pinheiro Barros Souza /8.ano A

      Excluir
    2. Sebastião Aguiar Louzeiro Neto 8° ano "A"

      concordo.

      Excluir
    3. Emanuely Fernandes Boucher - 8º ano A: pertinente sua afirmação Bárbara. Parabéns!

      Excluir
    4. Pertinente.

      Jefferson Carneiro Lopes Lemos Júnior 8 ano A

      Excluir
    5. Muito bom Bárbara. Parabéns.
      Rhuan De Melo

      Excluir
  22. a união soviética que ganhou pois ela estava com um desenvolvimento rápido, embora os Estados Unidos que tem levado o primeiro homem à lua foi a União soviética que lançou o primeiro satélite e teve maiores avanços tecnológicos, Foi graças a União soviética e Estados Unidos conseguiu lançar o primeiro homem à lua.

    Aluna: Rayka Fernandes Pires
    8°A

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVOLUÇÃO DA LÍNGUA - ABORDAGEM 7º ANO