CONTEÚDO REVISIONAL - 002 8º ANO - INTERDISCURSO E INTRADISCURSO

PARA FAZER NO CADERNO

QUANDO AS PALAVRAS NÃO FAZEM SENTIDO


Você já deve ter passado por isso: ler tirinhas ou outros gêneros textuais e ter a sensação de não ter entendido "a piada ou a moral da história". Faltou o contexto de produção. Isso mesmo. Quando nos falta entendimento para percebermos os significados de algumas expressões ou isoladamente de algumas palavras, isto é o suficiente para nos deixar com aquela "cara de tacho".

Nessa perspectiva, precisamos utilizar mecanismos eficientes para buscarmos o "entendimento perdido". Falta-nos a gloriosa e tão simples "pesquisa". Na língua portuguesa, o mecanismo discursivo que investiga os ditos do discurso é a análise do discurso  que procura o interdiscurso (o já dito) nas bases do dizível (intradiscurso), ou seja, a formulação do que já foi proferido.

O interdiscurso é todo conjunto de formulações feitas e já esquecidas que determinam o que dizemos. Para que minhas palavras tenham sentido é preciso que elas já façam sentido. E isso é efeito do interdiscurso: É preciso que o que foi dito por um sujeito específico, em um momento particular, separe na memória para que, passando para o “anonimato”, possa fazer sentidos “minhas” palavras”. (Orlandi, Eni, Pulcinelli, 2001, Análise do Discurso: princípios e procedimentos, Campinas, Pontes. 2001, p.33) 


1- Através do mecanismo de análise, busque o entendimento da tirinha acima, sobretudo no que se refere ao sujeito mencionado no terceiro quadrinho (Dr. Scholl) procurando responder:

a) Quem foi? 

b) O que fazia?

c) Como seu nome se relaciona com as condições de produção da tirinha?

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