CONTEÚDO REVISIONAL 002 7º ANO TERÇA FEIRA

PARA POSTAR NO BLOG

Observe a propaganda abaixo:


Propaganda utilizada para fins educacionais e não lucrativa
Este vídeo pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=roUW7sCw6FI


"Quando seu filho joga, ele num tá só jogando. Ele tá aprendendo a correr atrás... Aprendendo a esperar a vez. Aprendendo a dizer "Eu vou bater"... Pode ser no campo, na quadra ou na rua... pode ser pra valer ou só de brincadeira. Prazer, mãe. Eu sou o Esporte e quando seu filho tá comigo, ele aprende jogando! NESCAU, energia pra crescer com o esporte".


1- Qual a sua opinião sobre propagandas que transgridem as regras da norma padrão da língua portuguesa?


2- As propagandas e os programas de TV estão utilizando cada vez mais a linguagem coloquial para atingir seus objetivos. Por que isso tem acontecido?


PARA FAZER NO CADERNO


3- Você concorda que os meios de comunicação devem utilizar mais a linguagem coloquial do que a norma culta?


4- Segundo os conteúdos estudados em sala, esses tipos de propagandas estimulam que mudança? O que pode acontecer com a língua padrão?


5- Como ficaria a transcrição da propaganda do NESCAU na língua padrão? Reescreva-a em seu caderno aplicando a norma padrão da língua.


Comentários

  1. Léticia César de Oliveira: 1-Em minha opinião está propaganda que está modificando a língua padrão apenas está tentando enteragir com o público, pois as pessoas vão se sentir mais a vontade, pois e dessa maneira que elas falam
    2-porque como as pessoas não estão utilizando sempre a linguagem padrão, é uma maneira das propagandas enteragirem mais com as pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Letícia César. Acredito que as pessoas, aos poucos, vão se conscientizando de que não existe somente uma maneira certa de dizer, mas varias, pois nosso português brasileiro é variado!

      Excluir
  2. 1-Na minha opinião a propaganda fica destacada pois ela fica como se estivesse falando com você 2-pois como estamos em um processo de mudança as propagandas também querem inovar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação, João Henrique! Seja bem vindo ao Ágora Discursiva. Não te esqueças de seguir o blog. Lá do lado superior direito!

      Excluir
  3. VICTOR MARCELO DE OLIVEIRA: 1-Na minha opinião a modificação da língua padrão utilizada é valida, pois a linguagem que vemos na propaganda, é a que usamos nas conversas do dia a dia, facilitando assim o entendimento da mensagem passada.
    2-Acredito que a utilização da linguagem coloquial torna mais fácil a fixação da propaganda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantástico, Victor Marcelo! Sua participação nas aulas tem me orgulhado muito! Tenho certeza que em breve nos veremos no 8º ano!

      Excluir
  4. Maressa Cardo

    1-Eu acho uma forma muito interessante de interagir com o público, e mesmo não seguindo a norma padrão eu acho adequado usar essa língua mais informal, pois assim o público se sente mais avontade, parecendo está falando diretamente com os personagens da propaganda.


    2- Para dar impressão de proximidade entre o público e os personagens, fazendo a comunicação ficar mais acessível e descontraída,assim chamando atenção das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre, Maressa, a todo momento respaldada pelo conhecimento minucioso que tem da língua portuguesa e suas repostas simples, objetivas e eficientes! Parabéns a sua família pela dedicação com seus estudos! E parabéns por sempre se esforçar mais e mais!

      Excluir
  5. Ângela Lays

    1-Eu acho essa linguagem adequada,porque nos dias de hoje muitas pessoas falam assim. Apesar de ser um erro as pessoas se sentem mas avontade.

    2-Porque apesar das pessoas não falar em certo,pra eles não vai fazer diferença falar certo ou errado,porque as pessoas não vão liga pra isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela Lays
      Falarem**

      Excluir
    2. Bem, minha amiga Ângela, Lembre-se de que falamos em sala que há uma diferença considerável entre certo, errado e adequado, inadequado. Reveja seus conceitos para que possamos fazer uma boa avaliação. Revise a diferença entre adequado e certo e entre errado e inadequado. Foi explicado em sala.

      Mas desde já, agradeço a participação e a dedicação! Continue assim!Avançando em seus estudos!

      Excluir
    3. Ângela Lays

      Desculpa professor. Mais estou tentando me esforça o melhor possível. ��

      Excluir
  6. 1:eu acho adequado pois hoje todos falam diferente e esfregão também diferença
    2:porque asa pessoas não usa uma língua padrão, então fala diferentes Un dos outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Igor, mas precisamos tomar cuidado com as postagens. Corrija seu texto antes de postar. Assim o objetivo de sua produção textual será alcançado. Concordo contigo.

      Excluir
  7. ADRIENE ANDRADE DE OLIVEIRA:
    QUESTÃO 1:ESTÁ PROPAGANDA QUE ESTÁ MODIFICANDO A LÍNGUA PORTUGUESA É MAIS UMA FORMA DE SE APROXIMAR COM PÚBLICO ,E ASSIM O PÚBLICO SE SENTE MAIS CONFORTÁVEL COM A LINGUAGEM DA PROPAGANDA(SABENDO QUE É UMA LINGUAGEM INFORMAL).


    QUESTÃO 2:ELES ESTÃO USANDO MUITO A LINGUAGEM COLOQUIAL,JUSTAMENTE PARA ATRAÍ O PÚBLICO,E TAMBÉM ELES PROCURARAM USAR A LINGUAGEM QUE USAMOS MUITO NO NOSSO DIA DIA.E FICAR UMA COISA CONFORTÁVEL.

    ResponderExcluir
  8. Matheus Gabriel:
    1-Eu acho essa manera adequada pois o público está falando dessa manera e acaba ficando legal a propaganda.
    2-pois o público esta cada vez menos usando a linguagem padrão e as propagandas tentam fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  9. 1-Como a propaganda é de uma forma descontraída,eles optaram a utilizarem uma linguagem informal.

    2-A propaganda tenta demostrar o que acontece em nosso dia a dia por meio da linguagem informal.

    ResponderExcluir
  10. 1 - EM MINHA OPINIÃO, ESSA MANEIRA É ADEQUADA, POIS O PÚBLICO ESTÁ FALANDO DESSE JEITO E ACABA QUE FICA LEGAL A PROPAGANDA.

    2 - O PÚBLICO ESTÁ CADA VEZ MENOS USANDO A LINGUAGEM PADRÃO E AS PROPAGANDAS TENTAM FAZER O MESMO.

    ResponderExcluir
  11. EDUARDO SILVA SORES:1:O programa esta tentando fala com o publico alvo

    2:A propaganda tenta dizer o que alguns pessoas falam no dia dia

    ResponderExcluir
  12. 1-À propaganda está tentando interagir com o público alvo
    2-mostra a língua que o publico,e não a língua padrão

    ResponderExcluir
  13. Murilo de Melo Santana Pereira:QUESTÃO 1: Eu acho q esse tipo de linguagem só deve ser usada na hora certa e de forma adequada.
    QUESTÃO 2:Pois a cada dia a língua portuguesa sofre mais alterações.

    ResponderExcluir
  14. Murilo de Melo Santana Pereira:QUESTÃO 1: Eu acho q esse tipo de linguagem só deve ser usada na hora certa e de forma adequada.
    QUESTÃO 2:Pois a cada dia a língua portuguesa sofre mais alterações.

    ResponderExcluir
  15. Isabella Cristina:1-Em minha opinião acho que esse tipo de linguagem pode ser uma ótima cabanha publicitária desde que saibam a trabalhar de forma correta,pois hoje em dia os jovens e crianças costumam falar"comendo o português".
    2-Por a nosso idioma padrão sofrer mudanças constantemente e usar a linguagem colonial pode acabar facilitando a execução da propaganda.

    ResponderExcluir
  16. Ana Vitória Ferreira Nascimento.

    Questão 1: Essa propaganda está tentando se interagir com o público alvo, falando de um jeito mais descontraído, um jeito mais informal.

    Questão 2: Por causa das mudanças que vem ocorrendo com a nossa língua portuguesa, é por isso que a linguagem nas propagandas estão mais informal.

    ResponderExcluir
  17. Bruna Maria A.Silva:
    Na minha opniao essa propagando esta querendo apenas interragir com o publico "infantil".
    Hoje em dia podemos observar que muitas crianças e ate adultos fala com muitas gírias
    ocasionando um serio problema na hora de falar.

    ResponderExcluir
  18. Bruna Maria A.Silva:
    (Questão:2)
    A cada dia a lingua portuguesa sofre modificaçoes,e algumas dão um assecibilidade maior com o publico,facilitando assim a melhor comunicaçao do publico que esta asstindo

    ResponderExcluir
  19. Lucas Vinícius da silva dos anjos

    1- eles fazem isto para poderem atingir mais facilmente seu publico alvo que no caso não pratica de forma social as normas corretas da língua portuguesa que se neste comercial fossem aplicadas o seu publico talvez não teria interesse nenhum no comercial apresentado !

    2- para atingir mais pessoas que boa parte são desinteressados nesta forma de falar(geralmente de 5 a 25 anos) ou são analfabetos !

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. 1-Para mim é um pouco Inadequado usar a Linguagem errada nas Propagandas e Etc...

    2-Eu acho que é para atingir seu publico alvo com maior facilidade, pois a língua portuguesa passa por modificações.

    ResponderExcluir
  22. Nicole Barbosa:1 - Eu acho inadequado, pois a não ser que seja uma propaganda onde os erros sejam propostas, deveria estar escrito adequadamente
    2 Para atingir a um público maior, pois as pessoas que não tem muito estudo não vão entender direito se a propaganda falar muito formal, então para ficar mais acessível eles preferem falar a linguagem coloquial

    ResponderExcluir
  23. Natália S. de Andrade
    1-Em minha opinião não acho certo mas também não muito errado.Pois podem até não usar a norma padrão da língua portuguesa, mas não falam errado e sim de forma inadequada que fica mais charmoso e divertido.
    2-Pois a população em geral não usa mais a forma adequada e quando ver um enunciado por exemplo, escrito bem certinho acham estranho, portanto usam propagandas, tirinhas e etc, com informalidade que torna o texto mais chamativo.

    ResponderExcluir
  24. *Bárbara Rufo
    1- Essas propagandas tentam trazer informalidade para o produto, fazendo com que as pessoas se identifiquem e comprem.
    2-Porque cada vez mais as pessoas vem usando essa linguagem.
    3-eu acho que as pessoas querem modernizar e usam termos em inglês.Não vejo problema mas acho que deve ser usado de maneira adequada.

    ResponderExcluir
  25. Kamylla sampaio
    1- na minha opinião a propaganda ela não está usando a língua padrões como se fosse uma conversa com a pessoa que está vendo, assim a pessoa fica mais "a vontade" com a propaganda
    2- as pessoas hoje no Brasil não falao corretamente ao dicionário português (Brasil) e é uma forma que a propaganda achou para incluir a pessoa que está vendo

    ResponderExcluir
  26. 1-Nessa propaganda a palavra "tá" não está inadequada e sim adequada para esta situação.2-Pois quase todo mundo está fugindo das normas padrão da língua portuguesa

    ResponderExcluir
  27. 1-Nessa propaganda a palavra "tá" não está inadequada e sim adequada para esta situação.2-Pois quase todo mundo está fugindo das normas padrão da língua portuguesa

    ResponderExcluir
  28. Bruna Parrião Lemes:
    1- Na minha opnião é uma forma de enteragir mais com o publico.
    2- Por que a maioria das pessoas hoje em dia falam dessa maneira "Inadequada" e a propaganda Está falando como se estivesse conversando com alguém no caso você que está vendo a propaganda!

    ResponderExcluir
  29. Victoria Luisa Leite
    1- No caso desta propaganda, não acho inadequado o uso do português mais " descontraído" porque é uma propaganda que fala de esportes, competição... O uso das palavras que usamos no dia a dia, a deixa mais divertida. Mas acho que propagandas que possuem uma certa seriedade devem seguir a formalidade.

    -2-O uso de palavras no sentido coloquial, é uma forma de aproximar o telespectador com a propaganda e os deixar mais avontade, conseguindo a atenção do público.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVOLUÇÃO DA LÍNGUA - ABORDAGEM 7º ANO